A enfermeira e massoterapeuta Dana Baggio, de Campos Novos, recebeu um diploma de honra ao mérito concedido pela Câmara Municipal de Vereadores de São Paulo.
A homenagem foi dedicada aos profissionais da massoterapia que vêm se destacando em suas áreas de atuação e contribuindo para a valorização da profissão no país.
O reconhecimento, segundo Dana, foi um momento de profunda emoção e simboliza a importância da massoterapia como prática de saúde e bem-estar. “Esse reconhecimento não é apenas meu, é também da minha colega Aldineia Himmer, que assim como eu, ficou entre as cinco melhores nas categorias Spa e Livre. Ele celebra a dedicação, a seriedade e a importância vital da massoterapia para a saúde da nossa comunidade. Ver nossa profissão sendo valorizada dessa forma nos inspira a buscar sempre a excelência”, contou.
CAMPEONATO INTERNACIONAL
O convite para receber a honraria surgiu após sua participação no Campeonato Internacional de Massagem Brasil 2025, realizado em São Paulo. Foi a partir do destaque obtido durante o evento que Dana foi convidada a representar os profissionais da área. Ela e Aldineia conquistaram o quinto lugar nas categorias Spa e Livre, resultado que coroou o esforço e a preparação intensa.
Para Dana, a experiência foi mais do que uma competição: foi uma oportunidade de aprendizado, troca e reconhecimento.
“Foi justamente o nosso desempenho no campeonato que serviu de base para o convite. Foi uma vivência enriquecedora, que trouxe ainda mais amor e respeito pela profissão”, relatou.
TRAJETÓRIA E CUIDADO
A história de Dana com o universo das terapias corporais começou muito antes do Kahuna Spa, empresa a qual é proprietária. Sua formação em Enfermagem despertou nela o olhar atento para o cuidado humano, algo que sempre a acompanhou. Após atuar por um período no ramo da moda, ela sentiu o desejo de retomar um contato mais próximo com as pessoas e encontrou na massoterapia o caminho ideal.
“Eu queria unir o cuidado terapêutico à serenidade. A massagem me permite estar em terapia enquanto cuido dos outros”, afirmou. Essa virada de carreira aconteceu no início do ano passado, quando decidiu se dedicar inteiramente à nova área, movida por propósito e sensibilidade.
CRIAÇÃO DO SPA
Determinada a se profissionalizar rapidamente, Dana mergulhou em cursos de aperfeiçoamento e especialização, com o objetivo de estruturar o próprio negócio. Um dos cursos mais marcantes foi o que apresentou a técnica Lomi Lomi Kahuna, originária do Havaí. Ela explica que esse método se tornou a base de muitos de seus movimentos e foi determinante para o reconhecimento conquistado no campeonato.
Hoje, o Kahuna Spa, em Campos Novos, é o espaço onde ela aplica as diversas técnicas aprendidas e aprimoradas ao longo da jornada. Entre os serviços mais procurados estão a massagem relaxante, terapêutica, shiatsu, pedras quentes, velas a mesma técnica apresentada na competição e o head spa, um tratamento japonês que tem atraído cada vez mais interessados.
AUTOCUIDADO COM FILOSOFIA
Mais do que cuidar, Dana agora também se dedica a ensinar. Paralelamente à rotina de atendimentos, ela está iniciando uma nova fase da carreira, voltada à formação de novos massoterapeutas.
Atualmente, ela concilia o trabalho como terapeuta, empresária e mentora, sempre buscando aprimoramento pessoal e profissional.
“Estou ministrando cursos, workshops, imersões e oferecendo conteúdo online para outros profissionais, como forma de expandir o alcance do meu trabalho e contribuir com a valorização da profissão. Minha jornada é dedicada a promover o bem-estar das pessoas, validada pelo reconhecimento internacional e pela fidelização dos meus clientes. Acredito que o autocuidado é saúde”, afirmou.
*Reportagem publicada no Jornal O Celeiro, Edição 1901 de 23 de outubro de 2025.


