Vacina contra HPV reduz câncer de colo do útero em quase 60% entre jovens no Brasil

Estudo de cientistas brasileiros publicado na The Lancet mostra impacto positivo do imunizante 10 anos após sua inclusão no SUS.

Outubro é mundialmente lembrado pela prevenção do câncer de mama. Nos últimos anos, a campanha também passou a incluir a conscientização sobre o câncer de colo do útero, doença evitável, mas ainda o quarto mais comum entre as mulheres.

Sucesso da vacina contra HPV no Brasil

O câncer de colo do útero é causado quase exclusivamente pelo vírus HPV. A vacina contra o vírus tem se mostrado eficaz na prevenção da doença. Segundo estudo publicado na The Lancet Global Health, mulheres vacinadas no Brasil apresentaram redução de 58% nos casos de câncer de colo do útero e 67% nas lesões pré-cancerosas.

Histórico da imunização

A primeira vacina contra HPV foi aprovada em 2006. No Brasil, está disponível gratuitamente desde 2014. Inicialmente, houve alta adesão, mas campanhas de desinformação prejudicaram a cobertura vacinal, que caiu para cerca de 75% em meninas e 50% em meninos em 2022.

Público-alvo e novas regras

Atualmente, a vacina é aplicada em dose única para meninos e meninas de 9 a 14 anos. De forma excepcional, até dezembro de 2025, adolescentes de 15 a 19 anos também podem se vacinar pelo SUS. Pessoas imunossuprimidas, vítimas de violência sexual e usuários de PrEP contra o HIV também têm direito à imunização até os 45 anos.

Evidências em países de baixa renda

Até pouco tempo, os estudos de impacto vinham de países ricos. O trabalho brasileiro analisou 1.318 casos de câncer e 2.132 de lesões pré-cancerosas em mulheres de 20 a 24 anos entre 2019 e 2023, mostrando queda significativa entre as vacinadas.

Desafios para ampliar a proteção

Apesar dos avanços, o Brasil ainda enfrenta desafios como a influência do movimento antivacina e a falta de programas organizados de rastreamento. Entre mulheres de baixa renda, a cobertura de exames preventivos é muito menor, ampliando desigualdades.

União contra a desinformação

A pesquisa reforça que a vacina contra o HPV é segura e eficaz, sendo um direito das crianças e adolescentes. Especialistas destacam que o combate ao câncer de colo do útero depende da união entre ciência, políticas públicas, acesso à saúde e conscientização da população.

*INFO: REDE CATARINENSE DE NOTÍCIAS
spot_img

Mais lidas na semana

Sicredi reforça compromisso com a sustentabilidade e práticas responsáveis em suas operações

Saiba quais as iniciativas da instituição que colaboram para...

ACARYART apresentará novidades na Romaria

Empresa camponovense é reconhecida internacionalmente na produção de material...

A verdade histórica sobre o chamado “Coronel Farrapo”

Introdução Este texto não tem a intenção de desmerecer...

Frente fria provoca temporais no final de semana em Santa Catarina

Neste final de semana, o avanço de uma frente...

Sicredi é a Melhor Empresa para Trabalhar no Brasil pelo segundo ano consecutivo

Instituição financeira cooperativa ficou em 1º lugar no ranking...

Notícias relacionadas

Campos Novos
nublado
14.8 ° C
14.8 °
14.8 °
99 %
1.2kmh
100 %
seg
20 °
ter
22 °
qua
25 °
qui
22 °
sex
16 °

Categorias Populares