Olá amigos, leitores, assim como nós, humanos, os Pet’s também precisam de cuidados no verão, nesta coluna abordamos algumas indicaçoes:
Hidratação sempre
É importante deixar os potes sempre com água limpa e fresca. Nos dias de calor extremo pode-se fornecer água gelada ou colocar alguns cubos de gelo na água do pet. Uma boa opção é apostar em picolés, preparados com ingredientes e frutas que podem ser consumidos pelos animais, como por exemplo: picolé de sachê e de frutas como melão e melancia
Grupo de risco
Cães com focinho curto (Pugs, Buldogues, Pequinês e Shih Tzu), idosos, com sobrepeso, com problemas cardíacos ou respiratórios devem ter atenção especial nos dias quentes, pois geralmente são mais intolerantes ao calor. Por isso, com esses grupos específicos, faça mais pausas entre os passeios e exercícios, ofereça mais água, fuja do sol e do calor e, principalmente, fique atento aos sinais de cansaço e desconforto respiratório, caso note mudanças no comportamento ou na alimentação, comunique o médico veterinário de sua confiança.
Banhos, tosa e escovação
Banhos são sempre refrescantes e uma ótima saída para proporcionar mais conforto nos dias quentes. Além disso, mantenha-o tosado, ajuda aliviar o calor, mas evite raspar o pelo muito baixo, pois o mesmo protege contra o sol, prevenindo assim as queimaduras solares.
Atenção aos parasitas
O calor favorece a proliferação de pulgas e carrapatos. que podem transmitir doenças infecciosas, como babesiose, anaplasmose e erliquiose. No litoral, é bem comum a infestação por carrapatos, além da presença do mosquito-palha que transmitem a Leishmaniose visceral, grave doença, não contagiosa, que acomete cães. É importante manter os pets protegidos com antipulgas, carrapaticidas e coleiras repelentes, a fim de evitar essas doenças.
Cuidados com a pele
É indicado utilizar filtro solar específico para os pets, principalmente nos animais de pelo curto, pelagem branca e mucosas claras. Sempre aplicar o produto antes de sair ao sol, principalmente nas regiões mais desprovidas de pelos, como áreas próximas aos olhos, orelhas e focinho, e também no abdômen, pois ele auxilia a diminuir os riscos de dermatite e queimaduras, além de prevenir câncer de pele.
Passeios
Recomenda-se que, nos dias quentes os passeios e a prática de exercícios sejam realizados nos períodos mais frescos do dia, preferencialmente no início da manhã ou no final da tarde. Além disso, dê preferência para locais que possuam sombra, árvores e grama, evitando os pisos de concreto e asfalto que podem causar queimaduras nas patinhas em dias muito quentes.
Pet no Carro
Nunca deixe os pets sozinhos dentro do carro, nem pelo menor tempo que for, pois a temperatura de dentro do carro pode subir rapidamente, mesmo que esteja com os vidros abertos. A temperatura elevada dentro do carro pode levar o animal a um processo de hipertermia (aumento da temperatura corporal) que pode causar sintomas como respiração ofegante, salivação excessiva, apatia, vômitos, e em casos graves, desmaios e até morte do animal.
Aproveite suas férias e o verão com seu Pet, ele agradece.
Por: Vanessa Barcarolo
Vida com Patas Clínica Veterinária
CONTATO: (49) 99938.1246/9805.6649/98433.1541
*Coluna ‘Cuidados com Pet’s publicada no Jornal O Celeiro, Edição 1908 de 11 de dezembro de 2025.


