OAB/SC oficia MPSC para reforçar ofensiva contra o golpe do falso advogado

A OAB/SC oficiou o MPSC para que somem forças no combate ao “Golpe do Falso Advogado”, que tem causado danos expressivos à sociedade catarinense e ao Sistema de Justiça. No documento o presidente da Seccional, Juliano Mandelli, enfatiza que O “Golpe do Falso Advogado” consolidou-se como uma das mais sofisticadas e devastadoras modalidades de estelionato virtual, explorando dados reais de processos judiciais, nomes, fotografias e registros de advogados, bem como criando documentos falsificados para induzir vítimas a pagamentos via PIX, transferência bancária ou boletos.

‘’Há mineração massiva de dados e uso de documentos falsificados de alto grau de verossimilhança, sendo que a população, especialmente os mais vulneráveis, continua exposta a risco extremamente elevado’’, destacou Mandelli.

O dirigente propõe a adoção de providências investigativas, institucionais, preventivas e estruturais bem como a instauração de procedimento administrativo ou ação civil pública própria, para enfrentamento integrado e repressão do fenômeno criminoso.

A OAB/SC tem atuado de forma coordenada e contínua para enfrentar a fraude. No início de 2025, lançou a campanha Contragolpe da Ordem, com ampla divulgação e orientações preventivas à sociedade e à advocacia catarinense. Além disso, a OAB Nacional criou a ferramenta ConfirmADV, que permite checagem imediata da identidade de advogados.

Conforme a Seccional, essas iniciativas têm alcançado os cidadãos catarinenses, mas, ainda assim, revela-se insuficiente diante do crescimento exponencial das fraudes. Em outubro de 2025, a OAB/SC ajuizou Ação Civil Pública contra a Meta/WhatsApp, com pedido de tutela de urgência, visando à implementação de mecanismos preventivos de verificação de identidade, detecção automática de perfis fraudulentos e outras medidas de segurança digital.

Além disso, através da cooperação com a Polícia Civil foram desencadeadas diversas operações policiais conduzidas pela Polícia Civil e pelo próprio MPSC demonstrando a gravidade da atuação criminosa e a necessidade de continuidade, integração e ampliação das iniciativas.

*INFO: ASCOM/OAB-SC
spot_img

Mais lidas na semana

Campos Novos firma dois convênios com a Polícia Militar para reforçar ações de segurança pública

A Administração Municipal de Campos Novos, em parceria com...

Política Nacional de Residências em Saúde é aprovada

PNRS aprovada pela CIT fortalece SUS com residências qualificadas...

Deputada Daniela protocola urgência para levar PL do leite reconstituído direto ao plenário

A medida acelera a votação que vai proteger o...

Derrubada dos Vetos do novo licenciamento ambiental recupera segurança jurídica, diz CNI

Para Confederação, medida do Congresso Nacional também retoma coerência...

Notícias relacionadas

Campos Novos
nuvens quebradas
29 ° C
29 °
29 °
34 %
1.8kmh
53 %
sáb
30 °
dom
33 °
seg
29 °
ter
20 °
qua
19 °

Categorias Populares