[slideshow_deploy id='63323']

Como reduzir riscos e aumentar a rentabilidade no agro: especialista destaca estratégias para o produtor rural

Durante o lançamento do Plano Safra 26/27, a Sicredi Altos da Serra RS/SC promoveu uma conversa com o especialista Maurício Schneider com foco no público agro

Produzir mais nem sempre significa ganhar mais. Essa foi uma das principais mensagens compartilhadas pelo especialista em gestão e competitividade no agronegócio, Maurício Schneider no Lançamento do Plano Safra 2026/2027 da Sicredi Altos da Serra RS/SC.

Durante o encontro, Schneider destacou que a rentabilidade no campo está cada vez mais ligada à qualidade da gestão. Em um cenário marcado por oscilações climáticas e de mercado, o produtor precisa equilibrar produtividade, planejamento e tomada de decisão para garantir resultados consistentes.

Um dos principais temas abordados foi a gestão de riscos, considerada tão importante quanto a produção. Ferramentas como armazenagem, irrigação, hedge, relação de troca e diversificação ajudam a reduzir a exposição às incertezas e proteger a rentabilidade da atividade rural.

O especialista também reforçou que a lucratividade é definida, em grande parte, nas decisões de compra e venda. Segundo ele, produtores com produtividade semelhante podem obter resultados financeiros muito diferentes, influenciados pelo momento de aquisição dos insumos, estratégia de comercialização, planejamento e gestão financeira.

Outro destaque da palestra foi o uso da tecnologia como ferramenta de eficiência. Soluções como agricultura de precisão, aplicação localizada de insumos, bioinsumos e consultoria técnica qualificada contribuem para otimizar recursos, reduzir desperdícios e melhorar os resultados da propriedade.

Schneider também abordou a importância da descomoditização, incentivando os produtores a buscarem diferenciação por meio de marcas próprias, produtos de maior valor agregado, certificações e selos de origem. Segundo ele, vender valor, e não apenas volume, é um caminho para ampliar margens e fortalecer a competitividade.

Por fim, apresentou o conceito de ambidestria, que propõe conciliar duas frentes de atuação: aprimorar continuamente o negócio atual e, ao mesmo tempo, investir em inovação e novas oportunidades. A combinação entre eficiência e visão de futuro é fundamental para a sustentabilidade e o crescimento das propriedades rurais.

Confira a live na íntegra através do link Lançamento Plano Safra 26/27 – Live “Gestão e Competitividade no Agro” e conte com o Sicredi em cada fase da sua produção.

spot_img

Mais lidas na semana

FIESC discute os impactos do El Niño e clima para a indústria

Encontro vai discutir alerta climático, cenários ambientais e as...

Eleições 2026: Justiça Eleitoral confirma principais datas do calendário eleitoral

Nesta semana teve início as convenções partidárias e ações...

Seu pet ronca ou tem dificuldade para respirar? A solução pode estar na rinoplastia

Quando pensamos em respirar, dificilmente imaginamos o quanto esse...

Pré-Candidatos da região: Alexandre Zancanaro aposta na experiência administrativa

Para a região, o pré-candidato a deputado federal levanta...

Notícias relacionadas

Campos Novos
chuva fraca
17 ° C
17 °
17 °
95 %
2.9kmh
14 %
qui
17 °
sex
22 °
sáb
24 °
dom
24 °
seg
23 °

Categorias Populares