[slideshow_deploy id='63323']

Safra catarinense de milho terá redução de 20,4%

Nova estimativa prevê redução de 20,4% na safra catarinense de milho grão. A combinação de estiagem e redução da área plantada trará uma queda na produção e a colheita deve fechar em 2,4 milhões de toneladas em 2018. Os números foram divulgados nesta quinta-feira, 15, no Boletim Agropecuário do Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola (Epagri/Cepa).

Os períodos de estiagem, principalmente em setembro e dezembro de 2017, comprometeram a produtividade das lavouras de milho catarinenses. Se na última safra os produtores colheram em média 8,6 toneladas/hectare, este ano o número deve ficar em 8 toneladas/hectare, uma queda de 7,14%.

A área plantada para o milho grão também será menor este ano, serão 310 mil hectares (14,3% a menos do que na última safra). Os principais concorrentes do milho grão são o milho silagem e a soja, que vêm ganhando cada vez mais espaço no meio rural.

Esses dois fatores fazem com que as projeções para a safra 2017/18 de milho não sejam otimistas. Com 643 mil toneladas a menos de milho grão, Santa Catarina pensa em alternativas para suprir as cadeias produtivas de carnes. Segundo o secretário da Agricultura e da Pesca, Moacir Sopelsa, uma das opções é criar uma rota para que o milho venha do Paraguai, com preços mais competitivos do que aquele vindo do Centro Oeste brasileiro.

A colheita menor tem impacto direto no setor produtivo de carnes em Santa Catarina. Como maior produtor nacional de suínos e segundo maior produtor de aves, o estado consome em média seis milhões de toneladas de milho todos os anos.

O acompanhamento de safra tem como referência a situação da colheita em fevereiro.

Na região de  Campos Novos,  em função da ocorrência de período sem chuvas em setembro e na primeira quinzena de dezembro/17, as estimativas são de redução de rendimento entre 10 e 15%.

Fonte: Assessoria de Imprensa Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca.

spot_img

Mais lidas na semana

A fórmula catarinense e o futuro das regiões

Santa Catarina construiu, ao longo de sua história, uma...

Exportações de frango de SC atingem maior valor da história

Santa Catarina faturou US$1,15 bilhão com as exportações de...

Inverno deve impulsionar a economia local através do turismo

Confira as dicas que o Sicredi preparou com destinos...

Marcos Vieira comemora aprovação do Internet Rural

Projeto, aprovado na Alesc, pretende levar internet para todo...

Jornal O Celeiro completa 34 anos de credibilidade em Campos Novos

'nascendo abrindo espaços e com a pretenção se ser...

Notícias relacionadas

Campos Novos
céu limpo
16.6 ° C
16.6 °
16.6 °
32 %
1.3kmh
0 %
sex
16 °
sáb
20 °
dom
16 °
seg
16 °
ter
19 °

Categorias Populares