[slideshow_deploy id='63323']

BRF Campos Novos tem Central de Resíduos modelo para demais unidades

Localizada no Meio-Oeste de SC, a unidade conta com duas áreas para armazenagem temporária de descartes da fábrica e de setores administrativos

Uma das maiores companhias de alimentos do mundo, a BRF investe em ações de sustentabilidade conectadas à Visão 2030 da empresa por meio dos seus 22 compromissos globais e transversais aos aspectos ESG (Ambiental, Social e de Governança). Próxima de completar 10 anos, a unidade de Campos Novos está conectada com essa agenda de sustentabilidade e conta com uma central de resíduos que se transformou em modelo para as demais plantas. A unidade possui duas centrais para armazenamento temporário de resíduos Classe I e II. O projeto em linha com as ambições do plano de sustentabilidade são: atuar em sinergia com os nossos parceiros e impactar positivamente as comunidades, inovar e obter soluções sustentáveis para desafios globais, promover o bem-estar animal, ser inclusivo, plural e diverso, preservar o meio ambiente e ser ecoeficiente.

A diretora de Sustentabilidade da BRF, Mariana Modesto, afirma que a Companhia busca evolução constante nos patamares de gestão ambiental. “Como empresa global, a inclusão de critérios de sustentabilidade à gestão e à estratégia é uma jornada permanente que visa antecipar transformações de mercado e mitigar os riscos e seus impactos”, destaca. “Buscamos ser cada vez mais ecoeficientes através da gestão sustentável da nossa cadeia”.

Colocada em operação há pouco mais de um ano, a central II recebe os resíduos gerados pela fábrica, como papel, plástico, resíduos não recicláveis e orgânicos, bombonas de produtos de higienização e de óleo sintético, sucatas metálicas, que vão para uma área impermeabilizada, com cobertura, contenção e acesso restrito. Depois de prensados, os materiais são destinados para terceiros homologados e licenciados com controle ambiental adequado para a destinação final. O prédio da central conta com baias identificadas de acordo com a coleta seletiva e o armazenamento é realizado em contêineres. O projeto da central de resíduos atende as NBRs 12.235 e 11.174 (normas técnicas e possuem inúmeras aplicações para padronização de documentos, processos produtivos e procedimentos).

“A central de resíduos de Campos Novos conta com um mapa de processos e também um padrão técnico onde estão descritos os procedimentos a serem executados no local”, ressalta o gerente da unidade, Vitório Almeida. “Esse documento, registrado com um padrão simples e prático, está fixado dentro da própria central”. A planta conta com outra área, também adequada chamada de Central de Resíduos I, que recebe os resíduos exclusivamente de setores externos e administrativos, banheiros e restaurante.

*INFO: ASCOM BRF/Cláudio Thomas
spot_img

Mais lidas na semana

Lei dá prioridade inédita aos honorários advocatícios

A nova regra reforça a proteção ao trabalho da...

Bioinsumos avançam no Brasil e movimentam R$ 1,3 bilhão no início de 2026

Setor cresce em área tratada, registros e adoção no...

MPSC lança força-tarefa contra maus-tratos a animais em dez cidades de SC

Palhoça, Jaguaruna, São José, Campos Novos e Florianópolis estão...

CNI lança guia para ajudar empresas a enfrentar El Niño e eventos extremos

Documento reúne medidas para reduzir riscos na produção, na...

Intenção de compras para o Dia dos Pais cresce 6,1% em SC e atinge recorde

Entre os presentes mais procurados, o vestuário lidera seguido...

Notícias relacionadas

Campos Novos
nublado
19.4 ° C
19.4 °
19.4 °
79 %
4kmh
99 %
qua
21 °
qui
23 °
sex
24 °
sáb
25 °
dom
20 °

Categorias Populares