Audiência Pública: Instituto Federal de Campos Novos

Movimento foi realizado na última semana, para escolha de vocações a serem oferecidas.

Durante a noite da sexta-feira (17), foi realizada no auditório da Amplasc, audiência pública para escolha de quais serão os cursos que serão disponibilizados no Instituto Federal do campus de Campos Novos.

Toda a comunidade foi convidada a participar da audiência que contou com a presença do deputado federal Pedro Uczai, um dos responsáveis pela destinação do IFC para a cidade. O Reitor Geral do IFC, Rudinei Kock Exterckoter, prefeito Gilmar Marco Pereira entre outras autoridades e populares que estiveram presentes.

Após manifestações dos presentes definiu-se que a atuação será nos seguintes eixos:

  • 1-Informação e Comunicação (Tecnologias com ênfase em Informática);
  • 2-Recursos Naturais (Agrárias, Agricultura e Agroecologia);
  • 3-Ambiente e Saúde (Cuidador de Idosos /Enfermagem);
  • 4-Controle e Processos Industriais (Celulose/Energias renováveis;

O novo formato do Ministério de Educação para os Institutos Federais propõe a oferta de 80% de cursos técnicos e o restante em licenciaturas, educação de jovens e adultos, demais cursos (bacharelado, pós-graduação, Formação Inicial e Continuada-FIC). Atualmente, há 15 mil estudantes catarinenses nos institutos pelo Estado nos 150 cursos regulares ofertados.

Na oportunidade o Prefeito de Campos Novos, Gilmar Marco Pereira, entregou documento (carta de intenções) com compromissos de disponibilizar salas, laboratórios ou espaços para que os cursos sejam ofertados a partir do 2º semestre deste ano, até que a estrutura própria do IFC seja construída no município.

INSTALAÇÃO

Durante sua explanação o Deputado Federal, Pedro Uczai, manifestou preocupação na definição do local para construção da sede do IFC em Campos Novos. No município é patrimônio da União a área da EPAGRI, cedida para uso da empresa de pesquisa. Porém na primeira tratativa houve a negativa da presidência da EPAGRI.

Com o manifesto dos presentes na audiência, será reivindicada a área de 20 hectares para destinação ao instituto. Caso contrário, o município deverá adquirir terreno para construção da sede.

A questão deve ser resolvida até 30 de maio, prazo final de entrega dos documentos ao MEC, para viabilizar R$25 milhões para investimento na estrutura física.
O Reitor Geral do IFC, Rudinei Kock Exterckoter, finalizou a audiência considerando primordial a definição da área. O local proposto poderá gerar sinergia entre as instituições para o desenvolvimento da região.

Pedro Uczai, comentou sobre as tratativas abordadas durante a audiência pública:
“Esse é um importante momento onde o Instituto Federal veio para cá pra fazer a escuta, depois de conquistado o Instituto para Campos Novos. Uma grande vitória para toda a região. Definir agora a área e definir os cursos para que a própria instituição possa contratar os professores nas áreas onde são demandados cursos técnicos profissionalizantes aqui pra qualificar profissionalmente a nossa juventude da região. Então, depois dessa escuta, a reitoria tem condições do que? De organizar os eixos onde que vai poder instalar os cursos. Então, esse é o primeiro objetivo aqui desse encontro. O segundo é continuar manter a mobilização da comunidade, porque depois da conquista a comunidade precisa continuar engajada, continuar mobilizada. Se der certo, a área da Embrapa, que hoje está utilizada pela Epagri, é um caminho, é um caminho importante, eu defendo essa área. Não precisa o município investir numa nova área. Não precisa colocar recurso do município tendo a possibilidade desta área que hoje é utilizada da Epagri, e poderá continuar utilizando. São 98 hectares, 70, 80 hectares podem utilizar, 20, 20 e poucos hectares podem ficar disponibilizados para o Instituto Federal pelo espaço, pela região estratégica aqui nesta região. E terceiro passo é continuar acompanhando, junto com a Reitoria, a implantação do campus aqui. Já está garantido nos três campos os R$ 75 milhões, 25 milhões aqui para Campos Novos, é uma vitória começar um campus com prédios, com estrutura montada. Muitos outros institutos começaram pequenos, começaram com pouco investimento. Aqui está se falando já em 25 milhões de reais. Então, estou bem contente como professor, educador e deputado federal ter acompanhado junto com o Instituto Federal, com o professor Rudinei e sua equipe, desde a mobilização e agora acompanhar a implantação” destacou o deputado.

*Reportagem publicada no Jornal O Celeiro, Edição 1830 de 23 de maio de 2024.

spot_img

Mais lidas na semana

Pecuária de Santa Catarina fecha 2025 com números históricos

A pecuária de Santa Catarina encerrou 2025 com resultados...

OAB/SC impulsiona debate por reformas no Supremo Tribunal Federal

Entre as diretrizes estabelecidas, destaca-se a defesa do fim...

Salário Normativo do Comércio tem reajuste na região

O Sindicato dos Empregados no Comércio de Campos Novos...

ECA Digital: um novo tempo para proteger nossas crianças nas telas

Há alguns anos, falar sobre limites no uso da...

Unoesc participa da assinatura do decreto que regulamenta a Lei das Universidades Comunitárias  

A Unoesc esteve representada, por meio do seu reitor,...

Notícias relacionadas

Campos Novos
nublado
22.6 ° C
22.6 °
22.6 °
73 %
1.3kmh
93 %
qua
23 °
qui
29 °
sex
29 °
sáb
26 °
dom
29 °

Categorias Populares