[slideshow_deploy id='63323']

BATALHA CONTRA O CÂNCER

Gustavo de 6 anos enfrenta batalha contra o câncer e conta com o apoio da comunidade.

A vida de Simone Lima e sua família mudou drasticamente há dez meses, quando seu filho, Gustavo, de apenas 6 anos, foi diagnosticado com neuroblastoma em estágio IV, um câncer raro e agressivo que afeta o sistema nervoso.

Desde o diagnóstico, a rotina da família passou a ser dividida entre consultas, exames e internações, com Gustavo recebendo tratamento em Florianópolis, após ser encaminhado para a cidade, após o diagnóstico inicial em Lages.

O neuroblastoma é um câncer de difícil diagnóstico, pois seus sintomas iniciais podem ser confundidos com doenças comuns.

No caso de Gustavo, a dor abdominal intensa foi o sinal inicial. Simone relatou que seu filho se queixava frequentemente de dor na região do umbigo e da costela, até que, em uma noite, a dor foi tão intensa que Gustavo gritou e exigiu uma ida urgente ao hospital.

“Ao levá-lo ao plantão do hospital Dr. José Athanázio, o médico inicialmente desconsiderou a gravidade, achando que poderia ser algo simples, relacionado ao que ele havia comido. Insisti para que fosse feito um ultrassom, mas com muito custo o médico concordou em solicitar o exame” relatou a mãe, Simone.

O ultrassom revelou água no pulmão de Gustavo, o que levou a família à internação e a uma tomografia. Os médicos, então, suspeitaram de um tumor na suprarrenal e encaminharam o menino para Lages, onde a suspeita foi confirmada: neuroblastoma.
Com a confirmação do diagnóstico, Gustavo foi transferido para Florianópolis, onde iniciou o tratamento.

O processo foi desgastante, não apenas fisicamente, mas também emocionalmente e financeiramente. A família enfrentou dificuldades com o custo das viagens, alimentação e estadia, já que a distância entre Campos Novos e Florianópolis é de aproximadamente seis horas.

Apesar da gravidade da situação, Simone mantém a fé e a esperança.

“O Gustavo é uma criança muito forte. Ele faz quimioterapia com a mesma naturalidade que toma água, e reage muito bem ao tratamento, sem efeitos colaterais severos. Ele é muito ativo, adora jogar bola e brincar com carrinhos”.

No entanto, as notícias nem sempre foram boas. Apesar do tratamento, a doença progrediu, e novas metástases foram identificadas.

A família de Gustavo, além do apoio de amigos e familiares, lançou uma campanha solidária para arrecadar fundos que ajudem a custear um exame essencial, o painel genético, que ajudará a determinar o melhor tratamento para o menino. O custo do tratamento é alto, e a logística das viagens constantes tem sido um desafio ainda maior.

“A dificuldade maior é o custo das viagens, que muitas vezes nos obriga a ir a Florianópolis duas vezes por semana. Isso gera um custo significativo, já que precisei deixar meu emprego para estar ao lado do Gustavo”.

Apesar dos desafios, a família mantém a esperança de que Gustavo possa superar essa fase difícil.

A mãe, que perdeu a própria mãe devido a um câncer, é grata pelo apoio que tem recebido, mas ainda assim sente a falta da mãe em momentos tão difíceis. Ela destaca a importância da oração e pede à comunidade para que interceda pela saúde do filho.

“Nosso maior desejo é que o Gustavo responda bem ao novo tratamento. Ele tem um sonho de se tornar pastor e pregar a palavra de Deus, e eu oro para que Deus permita que ele realize esse sonho. A esperança e a fé são fundamentais para a nossa luta”.

Simone também compartilha um recado para outras mães que enfrentam situações semelhantes. “Nunca percam a esperança e a fé. Deus pode agir de maneiras surpreendentes. Como um piscar de olhos, Ele pode transformar tudo. Para Deus, uma doença não significa nada.O principal pedido que faço à comunidade é que orem por ele, coloquem o nome do Gustavo em suas campanhas de oração e momentos de fé. Não importa qual seja a religião de cada um, o importante é que todos intercedam pela saúde do Gustavo, pedindo conforme sua crença” finalizou, Simone.

A campanha para arrecadar fundos pode ser acessada via PIX, com a chave (49) 98892-2648. Quem puder ajudar de qualquer forma será bem-vindo.

*Reportagem publicada no Jornal O Celeiro, 1874 de 17 de abril de 2025.

spot_img

Mais lidas na semana

Saiba como consultar se tem direito ao abono salarial PIS/Pasep 2026

Para saber se tem direito, o trabalhador deve acessar...

Estado anuncia R$ 137,8 milhões para Programa Terra Boa 2026

O governador Jorginho Mello anunciou nesta quarta-feira, 18, investimento...

Sicredi vai estar presente na 30ª edição do Show Tecnológico

Cooperativa reforça compromisso com o agronegócio estando do lado...

Produção de grãos pode chegar a 353,4 milhões de toneladas

A projeção consta do 5º Levantamento da Safra de...

Presidente da Câmara de Vereadores destaca projetos para 2026

Legislativo iniciou o ano, na última semana, e segue...

Notícias relacionadas

Campos Novos
céu limpo
18.6 ° C
18.6 °
18.6 °
83 %
1.3kmh
0 %
qui
32 °
sex
30 °
sáb
30 °
dom
20 °
seg
18 °

Categorias Populares