[slideshow_deploy id='63323']

2025: O Ano Internacional das Cooperativas COPERBOA

Momento destaca a força transformadora do cooperativismo.

O cooperativismo foi reconhecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) como uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento sustentável e social.

A instituição declarou o Ano Internacional das Cooperativas com o lema “Empresas cooperativas constroem um mundo melhor”, reforçando a importância do modelo em diversas partes do mundo.

Fundada há 25 anos com o objetivo de atender uma região mais afastada da sede do município, a Coperboa nasceu da necessidade prática de encurtar distâncias e oferecer melhores condições aos agricultores.

De lá para cá, segundo o presidente Nei Remi Rigo, a cooperativa não apenas cumpriu sua missão inicial, como também se transformou em uma aliada estratégica do produtor rural, contribuindo diretamente para a geração de renda, a inovação no campo e o desenvolvimento local.

Em entrevista ao Jornal O Celeiro, Nei destacou que o reconhecimento da ONU vem em um momento propício para reafirmar o compromisso da Coperboa com seus cooperados e com a comunidade em geral.

“Reforçamos nosso compromisso com nossos cooperados e reafirmamos nossa missão, visão e valores enquanto cooperativa, crescendo com uma base sólida, sustentável, adaptando-se aos desafios globais, inovando e criando um futuro mais próspero para os nossos cooperados e seus familiares”.

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Ao longo de sua trajetória, a Coperboa tem investido em diversas frentes que se alinham aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), definidos pela ONU. Entre elas, destaca-se o fornecimento contínuo de assistência técnica e capacitação aos cooperados, o que tem permitido aumentar a produtividade em culturas como soja, milho e trigo, gerando impactos positivos na economia local.

A cooperativa também atua com programas de conservação do solo e agricultura de precisão, promovendo o uso racional de defensivos agrícolas. Além disso, mantém um posto de recebimento de embalagens, em parceria com outras empresas do setor, contribuindo para a preservação ambiental e evitando a contaminação do solo e da água.

O incentivo à igualdade de gênero é outra iniciativa que tem se destacado dentro da cooperativa, por meio do Núcleo de Mulheres da Coperboa, que promove a participação feminina tanto na gestão das propriedades quanto na produção rural.

Embora os avanços sejam significativos, o cenário do agronegócio continua desafiador.
O presidente da Coperboa observa que a escassez de recursos financeiros com taxas adequadas ao setor agropecuário ainda é um obstáculo.

“Com a falta de recursos tanto para custear as safras quanto para ampliar o parque de máquinas e armazenagem, nós, como cooperativa, subsidiamos os agricultores por meio de negócios como barter, para que consigam continuar produzindo”.

Questões estruturais, como a precariedade das estradas e portos, também são apontadas como dificuldades persistentes. Além das questões econômicas e logísticas, as mudanças climáticas representam uma ameaça constante ao setor agrícola.

Para Nei, um dos maiores orgulhos da cooperativa é ter participado da transformação de vida de tantos agricultores ao longo dos anos.

“Hoje olhamos para trás e vemos o quanto nossos associados cresceram e se desenvolveram junto com a Coperboa. Maquinários modernos, tecnologias novas, produção de alta qualidade, geração de renda e oportunidades. Tudo isso impacta diretamente a vida das famílias do campo”.

INOVAÇÃO,  TECNOLOGIA E INDUSTRIALIZAÇÃO

A Coperboa também tem apostado na tecnologia como aliada para enfrentar os desafios de um mundo cada vez mais digital. A cooperativa já utiliza sistemas como o CRM para a gestão de cooperados e ferramentas de marketing e análise de dados para auxiliar na tomada de decisões.

“Na minha opinião, para nos mantermos neste mundo globalizado, devemos industrializar mais nossos produtos dentro do próprio sistema cooperativo, por meio do associativismo entre cooperativas. Isso gera valor agregado e contribui para o desenvolvimento de pessoas e regiões”.

“Hoje, no mundo das cooperativas, contamos com pessoas que realmente fazem a diferença, pessoas engajadas em construir um legado e fazer um mundo melhor. Nosso papel como cooperativa é estar junto do produtor, auxiliando nos desafios, transformando dificuldades em oportunidades e construindo um mundo mais justo e sustentável”, finaliza Nei.

*Reportagem publicada no Jornal O Celeiro, Edição 1877 de 08 de maio de 2025.

spot_img

Mais lidas na semana

Saiba como consultar se tem direito ao abono salarial PIS/Pasep 2026

Para saber se tem direito, o trabalhador deve acessar...

Estado anuncia R$ 137,8 milhões para Programa Terra Boa 2026

O governador Jorginho Mello anunciou nesta quarta-feira, 18, investimento...

Sicredi vai estar presente na 30ª edição do Show Tecnológico

Cooperativa reforça compromisso com o agronegócio estando do lado...

Produção de grãos pode chegar a 353,4 milhões de toneladas

A projeção consta do 5º Levantamento da Safra de...

Presidente da Câmara de Vereadores destaca projetos para 2026

Legislativo iniciou o ano, na última semana, e segue...

Notícias relacionadas

Campos Novos
céu limpo
18.6 ° C
18.6 °
18.6 °
83 %
1.3kmh
0 %
qui
32 °
sex
30 °
sáb
30 °
dom
20 °
seg
18 °

Categorias Populares