[slideshow_deploy id='63323']

Lei fortalece empresas públicas agrícolas de Santa Catarina

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) aprovou projeto de lei que reconhece as empresas públicas agrícolas de relevante interesse social e econômico do Estado. A medida fortalece as instituições e a valorização dos servidores catarinenses.

A proposta, do deputado Fabiano da Luz (PT), contempla a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (EPAGRI), a Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (CIDASC) e as Centrais de Abastecimento do Estado de Santa Catarina (CEASA/SC).

A nova lei, que agora segue para sanção do governador, determina que para manutenção do reconhecimento, as empresas devem observar políticas públicas de fortalecimento, como a realização de concurso público e a valorização salarial dos servidores.

“Reconhecer essas empresas públicas é reconhecer cada trabalhador e trabalhadora que se dedica ao sucesso dessas instituições, que atendem de ponta a ponta todos os catarinenses, independente de sua condição social”, afirma o deputado Fabiano da Luz.

O parlamentar destacou o papel estratégico das empresas durante crises:

“Durante a pandemia, as secas e os eventos climáticos extremos, essas instituições sempre estiveram presentes, prestando assistência técnica especializada aos agricultores familiares e garantindo a sanidade da produção catarinense.”

A lei também reconhece formalmente os “relevantes serviços prestados a todos os catarinenses, promovendo a preservação dos recursos naturais e proporcionando ao agricultor familiar o desenvolvimento sustentável”, conforme estabelece o artigo 2º. Com a nova legislação, Santa Catarina reforça o compromisso com o caráter público dessas instituições fundamentais para o desenvolvimento rural e a segurança alimentar do Estado.

A EPAGRI, criada em 1991, desenvolve pesquisa e extensão rural que beneficia especialmente a agricultura familiar. A CIDASC, transformada em empresa pública em 2005, executa ações de sanidade animal e vegetal. Já a CEASA/SC, de 1976, garante o abastecimento de alimentos em todo o Estado.

*INFO: Jacson/ASCOM, Fabiano da Luz
spot_img

Mais lidas na semana

CCJ da Alesc aprova cadastro de apoio à Defesa Civil e venda de spray de pimenta para mulheres

Projetos sobre segurança pública, defesa civil, saúde e bem-estar...

Produtor rural: prepare-se para a Declaração do Imposto de Renda

A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de...

CDL realiza neste final de semana, ‘Sábado D’ especial Dia das Mães na Praça

A Câmara de Dirigentes Lojistas promoverá neste dia, 09,...

Governo Federal lança novo ‘Desenrola’ para quem ganha até R$ 8,1 mil

O cidadão poderá fazer uma nova dívida para pagar...

Deputada Paulinha propõe Comissão para avaliar PLs de proteção à mulher

Parlamentar quer dar celeridade aos projetos em tramitação na...

Notícias relacionadas

Campos Novos
nublado
21.4 ° C
21.4 °
21.4 °
62 %
3.3kmh
100 %
qui
25 °
sex
20 °
sáb
10 °
dom
10 °
seg
13 °

Categorias Populares