Evento no Costão do Santinho, apresentou a trilogia ‘Um Elo Entre Vidas’, que homenageou 99 protagonistas, que tiveram suas histórias contadas.
O cooperativismo de crédito catarinense e gaúcho viveu uma noite de celebração com o lançamento da trilogia Um Elo Entre Vidas. O evento aconteceu no Costão do Santinho, em Florianópolis, e reuniu mais de 320 pessoas, entre elas os 99 protagonistas que tiveram as trajetórias registradas nos livros.
O lançamento simbolizou a valorização de pessoas que se dedicaram às cooperativas e às corretoras e deixaram marcas que seguem inspirando. Cada narrativa da trilogia reforça a essência do cooperativismo, que vai além da gestão financeira e contribui para a formação de comunidades.
NOVOS CAMPOS
A equipe do Sicoob ‘Novos Campos’, o presidente do Sicoob Otávio Tessaro, a Diretora Executiva, Juliana Sabei Rosar e colaboradores da Cooperativa, participaram do lançamento.
Na Triologia a Diretora Executiva, Juliana Sabei Rosar, deu seu depoimento como DIRIGENTE, falando da sua história dentro do Sicoob.
A Conselheira do Sicoob Novos Campos, Valéria Keitel, também participou, dando o seu depoimento como COLABORADORA, abordando seus 40 anos de tragetória no Sicoob.
Giovani Fioreze Goetten de Curitibanos, também teve sua história retratada, mostrando seu exemplo de prosperidade junto ao Sicoob, representando os COOPERADOS, relatou seus desafios, lutas e abordando os valores alinhados junto a sociedade.
Da ideia à trilogia
O projeto nasceu durante um treinamento no Sicoob SC/RS, quando a palestrante Mariluce Lemos Guetten Ribeiro, sócia-fundadora da FAMA Desenvolvimento Humano, ouviu relatos emocionantes de colaboradores. A experiência despertou a curiosidade sobre quantos outros poderiam existir pelo Sistema.
A iniciativa ganhou força quando ela compartilhou a ideia com Elisete Cavalieri, então diretora administrativa do Sicoob SC/RS Central.
Juntas, transformaram-na em um projeto estruturado e o apresentaram aos presidentes do Sistema. Inicialmente pensado como um único livro, a ideia se expandiu para trilogia, que conta histórias dos pilares do cooperativismo: colaboradores, associados e dirigentes.
“Nosso objetivo, desde o início, foi claro: deixar um legado, reconhecendo e celebrando os feitos dessas pessoas. Registrar suas realizações, que são valiosas fontes de inspiração, enaltecendo-as enquanto estão entre nós!”, destaca Mariluce.
O presidente do Sicoob SC/RS, Rui Schneider da Silva, reforçou a relevância da obra como estímulo para novas conquistas.
“Temos feito um grande trabalho, mas há muito o que fazer ainda. Essa trilogia que está sendo lançada é um incentivo para as pessoas que já fizeram e ainda farão muito pelo Sistema Sicoob”, comenta.
DADOS
Todos os detalhes foram pensados para destacar os homenageados e reconhecer a importância do projeto, fortalecendo a história do Sistema Sicoob SC/RS.
Além disso, participaram familiares, patrocinadores e apoiadores do projeto. O ponto alto foi a entrega oficial dos livros, com uma tiragem de mais de 15 mil exemplares impressos.