Na manhã de hoje, o Jornal O Celeiro, entrou em contato com o Diretor do Hospital. Dr. José Athanázio, Rafael Manfredi para que o mesmo se manifestasse sobre a Redução do Repasse de Recursos à unidade hospitalar neste final de ano.
O diretor comentou que havia na Lei de Diretrizes Orçamentárias a previsão de um recurso de R$ 24.981,881,40 (24 Milhões e 900 mil reais) a serem repassados de um acerto entre a Gestão do Hospital, o Prefeito Dirceu Kaiper, e o Secretário de Fazenda e Administração de Campos Novos, Dhiemis Metz Pinheiro.
O Gestor informou que o longo do ano, foi solicitando a Administração Municipal, somente o valor financeiro que precisaria para pagamentos das despesas, como foi solicitado menos do que o previsto, até novembro (R$ 21 Milhões e 500 Mil), ficou-se um saldo de R$ 3.481.881,40 (Três Milhões e 400 Mil), para receber.
O diretor então formalizou o pedido da diferença, neste final de ano o valor, pois já tinha sido executado o orçamento integral. No dia 10 de Dezembro o gestor recebeu Ofício, informando que o valor repassado seria somente 1,6 Milhões, e que o restante era para o hospital usar da sobra financeira para cumprir compromissos.
PERDAS
Rafael lamentou a perda em dezembro de R$ 1.881,40 (Um Milhão e 800 MIL), ele comentou que Projetos de Ampliação de Serviços serão afetados diretamente e precisarão ser revistos, bem como as despesas do hospital e a reorganização financeira da unidade.
Ele destacou que nenhum serviço inicialmente será comprometido, mas que o hospital correrá o risco de ter que cortar o reforço médico da emergência, que é de 12 horas.
O planejamento se isso ocorrer é de manter-se dois médicos 24 horas, sendo retirado um terceiro médico.
AVALIAÇÕES
Esta situação comentada ainda passará por avaliação e o gestor destaca que, a Direção do Hospital buscará suprir de alguma forma essa diferença para compensar o ‘furo’.
Rafael informou que o valor perdido é significativo destacando que 1,8 Milhões, em cima do fechamento de mais 4 milhões no ano que vem, totalizará 5 Milhões e 800 Mil reais de retirada orçamentária.
“Pensando que a UTI custa 6 Milhões ao ano, estamos preocupados com esse novo desafio. Mesmo assim, buscaremos estratégias de ampliarmos a arrecadação, dependendo de como ficará a gestão do hospital no próximo ano”, comentou.
O Orçamento Financeiro para 2026, ficou na casa de 20 Milhões, afirmou o gestor, além disso outro desafio da Gestão é a diminuição de recursos vindos através do Legislativo, pois deve ser repassado 600 mil a unidade através de Emendas Impositivas em 2026, valor menor que 2025 onde foi repassado 1,2 Milhões.
CONTATO
O Jornal O Celeiro, buscou a Assessoria de Imprensa da Prefeitura para tentar um posicionamento do Prefeito sobre o assunto. O contato foi feito às 7h41, e até o fechamento desta reportagem, às 9h33, não foi obtido retorno.


