Santa Catarina tem semana de calor intenso e temporais isolados

O calor volta a ganhar força em Santa Catarina ao longo desta semana e contribui para a ocorrência de temporais típicos de verão. As temperaturas se elevam de forma acentuada durante as tardes e, mesmo à noite e na madrugada, a sensação de abafamento permanece, com máximas próximas dos 35°C em todo estado.

Entre segunda (09) e terça-feira (10), o calor mais intenso fica concentrado no Grande Oeste, onde as máximas variam entre 32°C e 35°C. Do Meio-Oeste aos Planaltos e ao Litoral, as temperaturas oscilam entre 27°C e 32°C. Nesses dias, os temporais ocorrem de forma bastante isolada, principalmente entre as tardes e noites, com maior concentração no Litoral Sul e na Grande Florianópolis Serrana. Apesar de pontuais, as instabilidades podem ser acompanhadas por raios, chuva intensa em curto período e rajadas de vento.

Entre quarta (11) e quinta-feira (12), o calor se intensifica em todas as regiões catarinenses. As máximas variam entre 33°C e 36°C, podendo atingir 37°C a 38°C em áreas do Oeste, Litoral Sul e Vale do Itajaí. O aumento das temperaturas, aliado à elevada disponibilidade de umidade, segue favorecendo a ocorrência de temporais isolados em todo o estado, especialmente entre o Meio-Oeste e o Litoral.

A partir de sexta-feira (13), a aproximação de uma frente fria reforça a condição para temporais em todas as regiões, principalmente dos Planaltos ao Litoral. Os temporais podem vir acompanhados de chuva pontualmente intensa, raios e rajadas de vento, enquanto as temperaturas seguem elevadas, com máximas próximas ou acima dos 35°C.

Tendência para o Carnaval

Durante os primeiros dias de Carnaval, a instabilidade permanece presente em Santa Catarina. No sábado (14) e no domingo (15), são esperados temporais típicos de verão entre as tardes e noites, com raios, chuva pontualmente intensa, rajadas de vento e eventual queda de granizo. A tendência é de que as instabilidades mais intensas se concentrem entre os Planaltos e o Litoral, influenciadas pela passagem da frente fria pelo mar.

O sistema também contribui para a redução das temperaturas, sobretudo entre os Planaltos, Vale do Itajaí e o Litoral. No Grande Oeste, porém, o calor persiste, com máximas ainda na casa dos 30°C.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Jornal Celeiro
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.