[slideshow_deploy id='63323']

Epagri celebra 70 anos de extensão rural com homenagens a quem construiu essa história

Em 2026, Santa Catarina comemora sete décadas de um trabalho que transformou o campo e o mar do estado: a extensão rural e pesqueira realizada pela Epagri. Abrindo as comemorações, a Assembleia Legislativa de SC realiza, por proposição do deputado Oscar Gutz, uma sessão especial homenageando 20 entidades e 10 personalidades que ajudaram a construir essa trajetória, como o fundador Glauco Olinger, atualmente com 103 anos, parceiros e extensionistas aposentados.

A extensão rural é o serviço público que leva conhecimento, orientação técnica e políticas públicas às famílias agricultoras e pescadoras. Na prática, os extensionistas acompanham propriedades, orientam sobre sistemas de produção sustentáveis, manejo de solo e água, enfrentamento de pragas e mudanças climáticas, gestão e organização da produção, agregação de valor e acesso a mercados. Esses profissionais também atuam no fortalecimento de associações e cooperativas, no protagonismo de jovens e mulheres no meio rural e na promoção do desenvolvimento social e econômico das comunidades, conectando pesquisa, governo e produtores.

Para o presidente Dirceu Leite, os 70 anos da extensão rural representam uma das mais importantes políticas públicas de desenvolvimento de Santa Catarina. “Essa história começou com visionários como Glauco Olinger e foi fortalecida ao longo das décadas por milhares de profissionais comprometidos com o desenvolvimento do nosso estado. Celebrar a data é reafirmar o nosso compromisso com o desenvolvimento rural sustentável e, principalmente, homenagear quem faz essa história acontecer todos os dias”, diz o presidente.

Dirceu também atribui o sucesso dessa política ao diferencial do trabalho da Epagri, que passou a integrar a pesquisa agropecuária e a extensão rural em uma única empresa, tornando Santa Catarina uma referência nacional em inovação no meio rural e pesqueiro. “A extensão rural é o elo que garante que a ciência chegue ao produtor de forma aplicada, eficiente e alinhada às realidades regionais. É ela que transforma conhecimento em renda e traz qualidade de vida e segurança alimentar”, destaca.

A extensão rural em Santa Catarina

A história da extensão rural em SC começou em 29 de fevereiro de 1956, com a criação do Escritório Técnico de Agricultura (ETA) no município de Itapiranga. A ação fez parte de um acordo entre o ETA Nacional (convênio Brasil–EUA), a Federação das Associações Rurais do Estado de Santa Catarina (Faresc) e o Governo do Estado.

A diretoria foi assumida pelo engenheiro-agrônomo Glauco Olinger, considerado o pioneiro da extensão rural catarinense. Ele liderou a implantação do chamado Projeto ETA-17 e foi um dos responsáveis pela criação da Associação de Crédito e Assistência Rural de Santa Catarina (Acaresc), fundada em 21 de junho de 1957, que deu continuidade aos serviços de extensão no Estado e que em 1991 se fundiu a outras empresas públicas dando origem à Epagri. Atualmente a Epagri conta com 788 extensionistas distribuídos em 16 gerências regionais, 13 Centros de Treinamento e 295 escritórios municipais.

Desde o início, a extensão rural foi concebida como um processo de ensino e educação extracurricular voltado à melhoria da qualidade de vida das famílias rurais, com aumento de produtividade e renda. O modelo, inspirado no Extension Service norte-americano, utilizava metodologias como a demonstração de resultado, dias de campo, excursões educativas, propriedades demonstrativas e exposições.

*INFO: ASCOM/EPAGRI
spot_img

Mais lidas na semana

Campos Novos disponibiliza Implanon gratuito na rede municipal de saúde

Implante tem duração de até 3 anos, garantindo mais...

Abril Marrom reforça alerta para a cegueira evitável e mobiliza atenção para a saúde ocular

Sociedade Catarinense de Oftalmologia alerta para diagnóstico precoce e...

Fazenda Renascença recebe visita de projeto internacional sobre pecuária na América do Sul

A Fazenda Renascença recebeu, no último sábado (11), a...

Governo do Estado adquire novos fuzis e Polícia Civil de SC

A iniciativa reforça a estratégia do Governo do Estado...

Notícias relacionadas

Campos Novos
nublado
17.4 ° C
17.4 °
17.4 °
99 %
1.1kmh
99 %
sex
25 °
sáb
25 °
dom
27 °
seg
29 °
ter
24 °

Categorias Populares