Exportações de frango de SC atingem maior valor da história

Santa Catarina faturou US$1,15 bilhão com as exportações de carne de frango entre janeiro e maio de 2026, o maior valor já registrado para o período desde o início da série histórica, em 1997. No mesmo intervalo, o estado embarcou 543,1 mil toneladas do produto, mantendo o desempenho do setor avícola em patamar elevado no mercado internacional, impulsionado pela demanda externa e pela valorização dos preços médios.

Os dados constam no Boletim Agropecuário de junho de 2026, publicado pelo Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola da Epagri(Cepa).

Na comparação com o mesmo período de 2025, os embarques cresceram 9,4% em volume e 13,5% em valor, indicando não apenas aumento nas quantidades exportadas, mas também valorização média dos produtos comercializados. O desempenho reforça o peso de Santa Catarina no comércio exterior brasileiro de carne de frango, o estado foi responsável por 24,9% da receita e 22,9% do volume exportado pelo Brasil no período.

O analista da Epagri/Cepa, Alexandre Luís Giehl, explica que os bons resultados das exportações de carne de frango de Santa Catarina estão associados a três pilares principais. O primeiro é o elevado padrão sanitário da avicultura catarinense, reconhecido há mais de duas décadas, que garante acesso a mercados rigorosos como Japão, Coreia do Sul e Estados Unidos. Outro fator é a diversificação dos destinos, estratégia que reduz a exposição do setor a problemas localizados, além da competitividade do modelo produtivo baseado na integração entre indústria e produtores, com forte presença da agricultura familiar.

“Esses resultados refletem uma combinação de excelência sanitária, pulverização das exportações por diferentes regiões do mundo e um modelo de produção integrado, que assegura planejamento, eficiência e competitividade à avicultura catarinense, especialmente pela participação da agricultura familiar na base da cadeia”, destacou Giehl.

O destaque do ano foi o mês de maio, quando Santa Catarina embarcou 113,9 mil toneladas, com receitas de US$247,1 milhões. O resultado representa o melhor desempenho mensal desde dezembro de 2018, refletindo a recuperação de mercados estratégicos e uma base de comparação mais baixa em 2025, impactada por restrições sanitárias pontuais em outros estados produtores.

Protagonismo catarinense no frango 

Análises da Epagri/Cepa mostram que a expansão das exportações ao longo de 2026 foi sustentada pela recomposição da demanda internacional, especialmente em países do Oriente Médio e da Ásia. No acumulado do ano, Países Baixos, Japão, China e Arábia Saudita lideraram as compras da carne de frango catarinense, concentrando parcela significativa das receitas externas do setor.

Os dados oficiais do comércio exterior, consolidados pela MDIC/Comex Stat, indicam que o bom desempenho ocorre mesmo em um cenário de maior rigor sanitário e de reconfiguração dos fluxos globais de proteína animal. Com isso, Santa Catarina amplia sua relevância como fornecedor internacional e fortalece a posição do complexo avícola como um dos principais motores do agronegócio estadual.

O resultado histórico em valor e o elevado volume exportado reforçam a competitividade da cadeia produtiva catarinense e apontam para um ano de referência para o setor, com impactos positivos sobre produção, renda e geração de divisas para a economia do estado.

*INFO: ASCOM/EPAGRI

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Jornal Celeiro
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.