Vereadores querem informações sobre recurso pago pela Enercan à Prefeitura

Na Sessão Ordinária do Poder Legislativo de Campos Novos, na última semana os vereadores  Evandro Galiotto, João Nilso de Oliveira e José Jair Fagundes Antunes protocolaram na Câmara um Requerimento para saber informações sobre o Recurso depositado na conta da prefeitura de Campos Novos pela Enercan.

No Requerimento Nº 30/2026 os mesmos pedem ao Poder Executivo Municipal que encaminhe  informações e documentos referentes à ação judicial movida pelo Município contra a Enercan – Campos Novos Energia S.A. INFORMANDO:

  • Número da ação judicial, seu objeto e a situação atual do processo.
  • Valor total da indenização recebida pelo Município, discriminando o valor principal, correção monetária, juros e demais verbas eventualmente recebidas.
  • Datas em que os recursos foram liberados e efetivamente creditados ao Município, indicando os respectivos valores.
  • Qual(is) conta(s) bancária(s) os recursos foram depositados.
  • Valor atualmente disponível e o saldo remanescente desses recursos.
  • Informação detalhada deonde os recursos já foram investidos ou aplicados, especificando: obra, programa ou despesa; secretaria responsável; valor investido; data da aplicação.

Os vereadores também pretendem saber quais investimentos ainda serão realizados com os recursos remanescentes, indicando a destinação prevista e os respectivos valores e se houve pagamento de honorários advocatícios em razão da ação judicial, especificando:

  • Valor total pago; percentual incidente sobre a indenização; identificação do escritório ou advogado contratado; datas dos pagamentos; encaminhar cópia do contrato de prestação de serviços advocatícios, aditivos e comprovantes de pagamento.

João Nilso destacou em seu pronunciamento que também quer saber se houve quaisquer outras despesas relacionadas à ação judicial, discriminando seus respectivos valores e cópia dos documentos que comprovem o recebimento e a destinação dos recursos, incluindo extratos bancários, empenhos, liquidações, ordens de pagamento, contratos e demais documentos pertinentes.

Os vereadores comentaram que o requerimento tem como objetivo garantir a transparência na utilização dos recursos públicos provenientes da indenização recebida pelo Município, possibilitando o acompanhamento de sua correta aplicação e o pleno exercício da função fiscalizadora do Poder Legislativo.

“As pesssoas não sabem quanto a prefeitura recebeu, e também não sabem o que foi feito, o que foi pago e quanto foi depositado. As pessoas nos questionam o que será feito e pedem isso. Nós não sabemos o valor real e onde será aplicado”, comentou João Nilso.

“Essa indenização, antes de vir, era uma especulação se vinha ou não. Agora que veio as pessoas querem saber o que veio e como foi feito. Acredito que isso será uma forma transparente de atender o que as pessoas nos perguntam”, comentou Galiotto.

spot_img

Mais lidas na semana

Plano Safra 2026/2027: participe da live de lançamento e descubra oportunidades para fortalecer os resultados no campo

Antecipe tendências, conheça oportunidades e prepare-se para tomar decisões...

Lúcia Helena Vieira assume em agosto a presidência da Associação Catarinense de Imprensa

A jornalista Lúcia Helena Vieira foi eleita presidente com...

VAGAS DE EMPREGO – CAMPOS NOVOS

Vagas BRF (Campos Novos) Vagas para Operador de...

Prefeitura orienta população sobre padrão para construção e adequação de calçadas

A Prefeitura de Campos Novos orienta os proprietários de...

Notícias relacionadas

Campos Novos
nuvens dispersas
10.1 ° C
10.1 °
10.1 °
61 %
1.9kmh
43 %
seg
12 °
ter
15 °
qua
18 °
qui
22 °
sex
24 °

Categorias Populares