Coordenadoria Regional da Defesa Civil de Campos Novos emite alerta

A Coordenadoria Regional da Defesa Civil de Campos Novos emite alerta  Especial Hidrometeorológico.

INFORMA que haverá possibilidade de Temporais com granizo, vendavais e chuva intensa entre às 12h e 17h;

Rajadas de vento fortes, granizo e chuva intensa.

Nesta sexta-feira (11), as instabilidades se intensificam em Santa Catarina com a formação do ciclone extratropical no oceano entre o Litoral de SC e do Rio Grande do Sul. O risco é ALTO a MUITO ALTO para ocorrências associadas a alagamentos,  destelhamentos, danos na rede elétrica, queda de galhos e árvores e enxurradas pontuais.  

A madrugada de sexta-feira (11) já começou com temporais e chuva intensa, especialmente no Grande Oeste catarinense. No decorrer das horas, com a formação do ciclone extratropical sobre o mar, as instabilidades aumentam e há condições para temporais em todas as regiões, acompanhados por raios, vendaval, queda de granizo e chuva intensa. Há condições para tempestades severas de maneira localizada, elevando o risco para destelhamentos, danos na rede elétrica e queda de galhos e árvores.

Principais riscos associados: Destelhamentos, queda de árvores, danos na rede elétrica e alagamentos. Orientações e Recomendações • Durante os temporais busque um local abrigado, longe de janelas e objetos que possam ser arremessados.

Em caso de ventos fortes evite transitar e/ou abrigar-se próximo de árvores, placas, muros e postes de energia. • Em caso de chuva intensa com alagamentos, jamais atravesse ruas alagadas ou pontes e pontilhões submersos.

Em caso de intensificação dos ventos, busque um local abrigado, longe de árvores, placas, postes de energia e outros objetos que possam ser arremessados.

Para a região de divisa com o Paraná, no Planalto Norte, as chuvas registradas já vem contribuindo para uma nova elevação dos níveis do Rio Negro. A tendência é de elevação gradual ao longo dos próximos dias com possibilidade de atingimento de cotas de emergência. A elevação do Rio Negro também pode dificultar o escoamento de seus afluentes, favorecendo o aumento dos níveis e, consequentemente, a ocorrência de alagamentos e inundações em áreas próximas.

Para as demais regiões, há possibilidade de ocorrência de enxurradas e alagamentos, em razão dos temporais, com chuva intensa em curto período de tempo.

A Defesa Civil recomenda que durante temporais e ventos fortes, a orientação é buscar abrigo em local seguro, longe de janelas e de objetos que possam ser arremessados pelo vento. Em situações de chuva intensa com alagamentos, a população nunca deve atravessar ruas alagadas, pontes ou pontilhões submersos. Mantenha atenção às áreas de encosta, principalmente nos sinais de trincas no solo, muros e paredes,  inclinação de postes e árvores e água vertendo da encosta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Jornal Celeiro
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.