Equilíbrio econômico e ambiental são assuntos atuais e permanentes. A busca de solução para a relação entre o crescimento econômico e a preservação do meio ambiente tem sido motivo de constantes debates, que resultam em leis e ações que visem o desenvolvimento sustentável.
O desenvolvimento sustentável, segundo a Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento da Organização das Nações Unidas, e um processo de transformação, no qual a exploração dos recursos, a direção dos investimentos, a orientação da evolução tecnológica e a mudança institucional se harmonizam e reforçam o potencial presente e futuro, a fim de atender as necessidades humanas.
Um bom exemplo no processo de produzir com responsabilidade é o Campo Limpo, sistema de recolhimento e destinação final das embalagens vazias de defensivos agrícolas, como elos de uma cadeia integrada. A responsabilidade compartilhada entre a indústria, os canais de distribuição, os agricultores e os poderes públicos é considerada o principal fator de sucesso do Sistema Campo Limpo.
O Jornal O Celeiro traz nesta edição, reportagem sobre o aumento de 12% no primeiro semestre de 2015, do volume de embalagens vazias de agrotóxicos devolvidas na Central Redutora de Campos Novos. Um número que cresce a cada ano, resultado dos trabalhos de sensibilização do produtor quanto aos riscos que o produto representa ao ser humano e ao meio ambiente, além de uma fiscalização eficaz no cumprimento da legislação que trata do assunto.
Para celebrar os bons resultados conquistados a cada ano pelo sistema de logística reversa, instituiu-se o Dia Nacional do Campo Limpo, comemorado em 18 de agosto. A data envolve ações de educação ambiental em escolas no decorrer do ano e visitação do público às Centrais Redutoras em todo o país.
O acúmulo de lixo é um fenômeno exclusivo das sociedades humanas e a sua destinação correta está prevista em lei. Porém, a responsabilidade tem que ser compartilhada para que se garanta um resultado eficaz. O mercado para reciclagem está aí e pode ser bem rentável. Reforçando que a reciclagem é definida como o processo de reaproveitamento dos resíduos sólidos, em que os seus componentes são separados, transformados e recuperados, envolvendo economia de matérias-primas e energia, combate ao desperdício, redução da poluição ambiental e valorização dos resíduos, com mudança de hábitos e concepção do meio em que vivemos.
Por Antonia Claudete Martins.


