Os vereadores e seus salários

editorialA discussão em torno dos salários dos vereadores de Campos Novos há dias ganhou as redes sociais e os representantes do legislativo estão acompanhando e o mais importante, conhecendo a opinião e os anseios da população, não somente quanto ao valor das suas remunerações, mas também do que esperam quanto ao desempenho de seus representantes no poder legislativo.

As críticas e sugestões vão desde uma remuneração de um salário mínimo até o voluntariado, ou seja, representar o legislativo sem salário nenhum. Sugerem ainda que vereador dê expediente na casa das leis.

Na última semana, vereadores da oposição apresentaram no legislativo projeto fixando com redução os subsídios (salários) de prefeito, vice-prefeito, vereadores e secretários para o próximo mandato (2017 a 2020). O intuito foi de dar uma resposta à população que tem cobrado sim uma atuação mais efetiva do poder legislativo em Campos Novos.

Ocorre que o projeto é inconstitucional, já que os subsídios devem ser fixados pela Mesa Diretora até 180 dias antes do final do atual mandato. Ou seja, a população segue no aguardo e na expectativa de qual será o desenrolar da remuneração salarial dos futuros representantes do povo na Câmara e na Prefeitura, já que o presidente da casa não adiantou qual seria o posicionamento da mesa neste sentido, nem estabeleceu data, enfatizando que no momento oportuno o projeto fixando os salários do próximo mandato será apresentado.

Mas essa análise é mais profunda. Fato é que o desgaste político não é de hoje e o descontentamento da população com seus representantes vem de longa data em todas as esferas de governo: municipal, estadual e federal. A discussão é válida e mostra o amadurecimento do sistema democrático e dos eleitores. É importante que nossos representantes estejam abertos a este debate e vejam nele, uma oportunidade de mudança a partir da opinião popular.

Ao que parece, o eleitor começa a entender que tem no voto o principal instrumento de mudança. Aos governantes eleitos compete atender as necessidades dos cidadãos, respeitar a sociedade acima de tudo e se esforçarem para cumprir as promessas feitas nas campanhas.

Por Antonia Claudete Martins
Editora Chefe do Jornal O Celeiro

spot_img

Mais lidas na semana

Educação verdadeiramente Inclusiva, por Júlio Garcia

O governo federal expediu, em outubro, o Decreto nº...

Câmara aprova marco legal do combate ao crime organizado Proposta vai ao Senado

Foram 370 votos a favor do texto do relator...

Gás gratuito chega a 1 milhão de famílias

O programa nacional Gás do Povo, que prevê a...

Trump retira tarifa de 40% sobre produtos do Brasil como café e carne

Constam na lista divulgada pela Casa Branca produtos como...

TCE/SC reforça cumprimento do Piso Nacional do Magistério em municípios catarinenses

A atuação do Tribunal de Contas do Estado de...

Notícias relacionadas

Campos Novos
nuvens quebradas
14.5 ° C
14.5 °
14.5 °
99 %
2.2kmh
82 %
dom
17 °
seg
15 °
ter
25 °
qua
27 °
qui
18 °

Categorias Populares