Relações de amor e confiança

editorialNesta semana, mais precisamente na terça-feira, 1º de dezembro, foi lembrado o Dia Mundial de Luta contra a AIDS, data em que a saúde chama atenção para a importância do sexo seguro. Técnicos ligados à área da saúde alertam que o uso do preservativo (camisinha), é a forma mais segura de evitar o contágio por doenças sexualmente transmissíveis, entre elas a AIDS.

Na chamada “Era Descartável”, a preocupação é mais que válida, tendo em vista que quanto maior o número de parceiros sexuais, maior é o risco do contágio. Isso sem falar na relação de confiança que se estabelece entre marido e mulher e o preservativo é dispensado na intimidade.

Também importante e imprescindível neste contexto é a responsabilidade da família em preocupar-se desde cedo com a educação sexual dos filhos. Se décadas atrás, falar de sexo era tabu, hoje o assunto é necessário. Educação sexual envolve muito mais que indicar o uso do preservativo, implica em ensinar seu filho a respeitar seu corpo e a ter responsabilidade no ato sexual, tão banalizado nos dias de hoje.

Abordar a sexualidade de forma aberta e responsável é quesito básico para levar os filhos a entenderem as influências que levam ao início da vida sexual cada vez mais cedo e suas consequências, nem sempre tão prazerosas. Segundo dados do Ministério da Saúde, na média, os adolescentes brasileiros ingressam na vida sexual com 14,5 anos de idade e as adolescentes com 15 anos.

O diálogo deve prevalecer e os pais devem orientar os filhos sobre o ato sexual, que além de prazer, envolve responsabilidade, sentimentos e afetividade. Cada vez mais nossas crianças se comportam como adultos, encolhendo a infância e tornando precoce demais a adolescência. Além do diálogo, as atitudes e os exemplos não passam despercebidos pelos filhos.

Cuidar das nossas crianças e mostrar a elas a importância das relações que se baseiam no afeto, no amor e no respeito, é a melhor forma de protegê-las. Quando o despertar da sexualidade acontece, os pais podem contar ainda com ajuda profissional ou mesmo de um bom livro sobre o tema em questão. O importante é não ter vergonha da conversa ou constrangê-los.

Mas para que estar relação de confiança se estabeleça é preciso que o tempo de cada um seja respeitado e que também os filhos sejam ouvidos.

Por: Antonia Claudete Martins

Editora Chefe do Jornal O Celeiro

spot_img

Mais lidas na semana

Educação verdadeiramente Inclusiva, por Júlio Garcia

O governo federal expediu, em outubro, o Decreto nº...

Câmara aprova marco legal do combate ao crime organizado Proposta vai ao Senado

Foram 370 votos a favor do texto do relator...

Gás gratuito chega a 1 milhão de famílias

O programa nacional Gás do Povo, que prevê a...

Trump retira tarifa de 40% sobre produtos do Brasil como café e carne

Constam na lista divulgada pela Casa Branca produtos como...

TCE/SC reforça cumprimento do Piso Nacional do Magistério em municípios catarinenses

A atuação do Tribunal de Contas do Estado de...

Notícias relacionadas

Campos Novos
nuvens quebradas
14.5 ° C
14.5 °
14.5 °
99 %
2.2kmh
82 %
dom
17 °
seg
15 °
ter
25 °
qua
27 °
qui
18 °

Categorias Populares