Mais 10 dias para a nova biblioteca

editorialCom um espaço moderno e com a proposta de oferecer um ambiente acolhedor e referência em atendimento e geração de conhecimento, será aberto em 10 dias o novo prédio da biblioteca pública municipal de Campos Novos.

O desafio é atender a sociedade num momento de grande progresso tecnológico, com o desenvolvimento crescente de novas tecnologias de informação e comunicação, sem que o papel da biblioteca pública se perca, que e o de informar, produzir conhecimento e incentivar a cultura e a literatura. Para tanto, o novo espaço foi adequado às novas necessidades da sociedade, promovendo, por exemplo, a inclusão digital.

A inovação aliada aos meios tradicionais de geração de conhecimento e literatura irá incentivar a interatividade com a comunidade, criando alternativas para atrair a chamada sociedade da informação e também aquelas inúmeras pessoas que ainda não tem nenhum acesso às novas tecnologias e outros tantos que enfrentam os desafios de uma educação sem qualidade.

Se a Era da Informação e difusão das tecnologias digitais é a que deve predominar, compete aos gestores públicos possibilitar que as bibliotecas públicas sejam o meio de democratização destas novas ferramentas. Para isso é preciso investir não só em estrutura, mas também em recursos humanos, com pessoas capacitadas para este fim. Desta forma, estas novas ferramentas passam a ser aliadas das bibliotecas, garantindo seu papel social no desenvolvimento de uma comunidade.

A Biblioteca Pública Municipal Luiz Henrique da Silveira irá atender das 09hs às 21hs e além de estar aberta ao público em geral, também vai oferecer a possibilidade de agendamento de horas de estudo junto às escolas do município, propiciando um ambiente diferenciado fora da sala de aula.

A manutenção das bibliotecas também é garantia de cidadania. E que bom que a biblioteca não perdeu espaço para a Internet, porque a leitura é sem dúvida uma das formas de mudar o mundo onde se vive, criando cidadãos atuantes.

É inegável o papel social das bibliotecas públicas como fomentadoras do conhecimento e da cultura de uma comunidade.

Por Antonia Claudete Martins.

Editora Chefe do Jornal “O Celeiro”

*Editorial publicado na edição 1424 de 14 de Abril de 2016.

spot_img

Mais lidas na semana

Educação verdadeiramente Inclusiva, por Júlio Garcia

O governo federal expediu, em outubro, o Decreto nº...

Câmara aprova marco legal do combate ao crime organizado Proposta vai ao Senado

Foram 370 votos a favor do texto do relator...

Gás gratuito chega a 1 milhão de famílias

O programa nacional Gás do Povo, que prevê a...

Trump retira tarifa de 40% sobre produtos do Brasil como café e carne

Constam na lista divulgada pela Casa Branca produtos como...

TCE/SC reforça cumprimento do Piso Nacional do Magistério em municípios catarinenses

A atuação do Tribunal de Contas do Estado de...

Notícias relacionadas

Campos Novos
nuvens quebradas
15.7 ° C
15.7 °
15.7 °
98 %
1.8kmh
66 %
dom
17 °
seg
18 °
ter
25 °
qua
27 °
qui
16 °

Categorias Populares