[slideshow_deploy id='63323']

Professores da EEB. Cel. Gasparino Zorzi promovem ação para exercitar hábito da leitura em estudantes

foto_atenaLer é desfrutar de momentos a que sonhamos. Ler é conhecer lugares sem sair de casa. Ler é descobrir-se e se encontrar na história sem ao menos relatar algo sobre você a alguém. Ler é viver e quem escreve, sonha, vive e busca transmitir propósitos, narrar fatos e contar emoções.

A leitura é fundamental para o crescimento humano das pessoas, e mais que isso, quem lê conquista o hábito de praticar a arte da leitura, vê o mundo e as pessoas com outros sentimentos. E para estimular que os jovens tenham o gosto pela leitura e pela literatura, a Professora de Língua Portuguesa Rosemery Recalcatti e a Orientadora de Leitura Sueli de Godoi, realizaram na segunda-feira, 18 de abril, dia em que se comemora o Dia do Livro Infantil, uma atividade de visitação a livraria Atena, com alunos do 3º Ano do Ensino Médio Inovador da EEB. Coronel Gasparino Zorzi.

De acordo com a Sueli de Godoi, o maior objetivo foi de aproximar os jovens dos livros e apresentar as obras que estão nas principais listas de leitura para vestibulares do país. Durante a visita, os alunos conheceram lançamentos e os livros mais vendidos, assim como puderam adquirir exemplares e assim, ter acesso as obras de arte de escritores do mundo todo.

Para estimular as pessoas à prática da leitura, a orientadora reforça que é preciso incentivar as crianças, ainda pequenas, a este hábito. Assim como a leitura de livros não é tão procurada pelos jovens, os jornais impressos, não são tão vistos por este público.  Sueli de Godoi destaca que talvez o imediatismo e a praticidade de hoje sejam motivadores desta ação. “Os jovens desta faixa etária são difíceis de atingir e a prática da leitura, o hábito, deve ser trabalhado lá em baixo, com as famílias e crianças. Os jovens e os brasileiros no geral não leem pouco, leem mal. Nós não lemos pouco, mas lemos mal. Se você olhar a prateleira de mais sucesso, não é a dos livros com mais responsabilidade, podemos dizer assim. Quanto ao jornal, falta o manuseio, a divulgação, porque quando abro uma rede social já tem uma chamada da notícia no site e não vemos o físico, vamos no digital e os jovens vivem esse momento de rapidez, tudo é muito efêmero, tem que passar rápido”, lembrou Sueli.

foto_2_gaspaPara se trabalhar na leitura, a orientadora lembra que há necessidade de mudar a metodologia. “Quando trabalhamos com livros no primeiro ano, com a literatura arcaica, medieval, isso já ceifa a vontade dos livros literários. Eu acho que se nós tivermos uma inversão disso e trabalhássemos os contemporâneos no primeiro ano, seria mais fácil. Historicamente não, mas se tivessem estudos do familiar e depois da realidade mais distante dos jovens, talvez tivéssemos uma desmistificação de que a leitura é difícil, porque começando com Machado de Assis, muitos não entendem, mas se trabalhássemos com, por exemplo, Caio Fernando Abreu, talvez nós conseguíssemos com mais facilidade atingir os jovens”, finalizou a orientadora de leitura.

 

spot_img

Mais lidas na semana

Novo reservatório de 100 mil litros é instalado no Loteamento Santa Clara

O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (SAMAE)...

Liberdade e responsabilidade: o compromisso permanente da imprensa

Em 28 de julho de 1831, circulava em Desterro...

VAGAS DE EMPREGO – CAMPOS NOVOS

Vagas BRF (Campos Novos) Vagas para Operador de...

Tarifaço dos EUA derruba confiança do comércio em Santa Catarina

Fecomércio SC vê queda na intenção de consumo, piora...

Notícias relacionadas

Campos Novos
céu limpo
22.3 ° C
22.3 °
22.3 °
64 %
3.4kmh
3 %
sex
22 °
sáb
23 °
dom
23 °
seg
24 °
ter
17 °

Categorias Populares