O custo de vida não anda nada fácil, não é? A inflação permanece corroendo nossa renda e vamos driblando as contas na tentativa de esticar o salário. Nossa reportagem de capa desta semana traz informações sobre o custo da cesta básica na região, que acumula alta de 4,54% nos primeiros cinco meses de 2016.
Ficar sem se alimentar não tem jeito. Então a alternativa é economizar no supermercado. E acredite, é possível. As dicas vão desde o aproveitamento de promoções, frutas da temporada e rever algumas marcas de produtos que costumeiramente adquirimos. A tradicional pesquisa de preço em diferentes estabelecimentos também aparece como uma dica importante para economizar, além de definir antes de sair de casa o quanto você pretende gastar. Definido o valor para o supermercado, deixe o restante em casa, para fugir das tentações das prateleiras e não gastar o dobro do que planejou.
Uma mudança nos hábitos de consumo no dia a dia também pode ter uma contribuição valiosa para sua renda familiar. Para isso é preciso definir exatamente o que é necessário do que é supérfluo. O planejamento mensal é essencial, ou seja, tenha em mãos uma planilha de despesas e receita da família e tente não gastar mais que ganha.
Neste aspecto, especialistas orientam que classificar as despesas em categorias diferentes pode ajudar a mudar hábitos de consumo que resultam em compras por impulso, sem fazer contas.
A sugestão é dividi-las em custos que não dá para mexer, como moradia, alimentação, educação e saúde, gastos importantes que podem ser reduzidos se houver necessidade como carro e os supérfluos que são os custos esporádicos, como livros, roupas, cinema e refeições fora de casa e o desperdício, dinheiro jogado fora, como assinatura de TV a cabo para quem não assiste a muitos canais ou assiste esporadicamente.
Evitar empréstimos em momento de juros altos é outra dica importante. E lembre-se, para economizar é só começar, a mudança de hábitos depende de atitude.
Por Antônia Claudete Martins
Editora Chefe do Jornal O Celeiro
*Editorial publicado na edição 1433 de 16 de Junho 2016.


