Dia de promover a Saúde

Ação na Praça Lauro Müller marca passagem do Dia Mundial da Saúde, lembrado nesta sexta-feira, 0 7 de abril.

Teve início às 08h30min, na Praça Lauro Müller, atividades que buscam a promoção à saúde, marcando o Dia Mundial de Saúde, comemorado anualmente em 07 de abril. A ação organizada pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio das Estratégias de Saúde da Família (ESF), foi aberta com atividades físicas, tendo a participação de servidores e funcionários do Restaurante Hikari, com a coordenação da educadora física Francielli de Oliveira Kunen.

As atividades seguem durante a manhã, com monitoramento de sinais vitais, aferição da pressão arterial, teste de glicemia, análise odontológica e informações de esquema vacinal, dengue e sífilis, temas esses que foram identificados como de grande importância e urgência na conscientização em nível municipal. A ação também conta com a presença de profissionais de Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), orientado sobre prevenção e os riscos dos transtornos mentais.

Para o Dia Mundial da Saúde de 2017, a Organização Mundial da Saúde (OMS) deu início a uma campanha sobre depressão, transtorno que pode afetar pessoas de qualquer idade em qualquer etapa da vida. Com o lema “Let’s talk” (“Vamos conversar”, em português), a iniciativa reforça que existem formas de prevenir a depressão e também de tratá-la, considerando que ela pode levar a graves consequências.

A coordenadora das E.S.Fs. em Campos Novos, Daiana Baggio Hatano, ressalta que a ação visa o incentivo à saúde. “A gente teve a iniciativa de realizar esta iniciativa nesta manhã na Praça, visando o incentivo à saúde, porque o conceito de saúde é estar saudável emocionalmente, fisicamente, socialmente e mentalmente, não é apenas a ausência da doença. É um contexto amplo e estamos na Praça hoje para lembrar disso, com atividades físicas e testes de glicemia, entre outras atividades”, enfatizou.

A coordenadora do CAPS, psicóloga Luana Lorenzini, afirma que o crescente quadro de transtornos depressivos e ansiedade preocupam e devem ser prevenidos. “Realmente temos percebido ao passar dos anos, um aumento preocupante nos casos de transtornos depressivos e ansiedade e a gente se pergunta o que pode mudar na vida das pessoas para contribuir e neste sentido orientamos diariamente os usuários do CAPS e a população em geral. Então neste contexto, é importante perceber se ainda está sentindo vontade, ânimo em suas atividades diárias, é importante selecionar atividades de lazer e exercício físico, que é indicado muito para a saúde mental. Talvez em decorrência de toda a correria e cobrança do mundo atual, dificuldades econômicas e consumismo interferem muito na saúde mental e as pessoas ficam suscetíveis a desencadear transtornos depressivos e de ansiedade. Por isso é importante que as pessoas insiram atividades que garantam mais qualidade de vida, como forma de proteção”, orientou Luana.

Segundo a OMS, a depressão é um transtorno mental frequente. Globalmente, estima-se que 350 milhões de pessoas de todas as idades sofrem com esse transtorno. É a principal causa de incapacidade em todo o mundo e contribui de forma muito importante para a carga global de doenças. Mais mulheres são afetadas pela depressão que homens. Porém, existem vários tratamentos eficazes para a doença.

Previna-se.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui