Compensação financeira repassada pela Usina Campos Novos foi 20% menor em maio

Apesar das chuvas que caíram nos últimos dias, a CFURH (Compensação Financeira pela Utilização de Recursos Hídricos) do mês de maio registrou uma queda considerável em seu montante, em razão da estiagem entre os meses de abril e maio. E como houve queda na geração de energia nesse período, houve também queda no valor da CFURH, já que esse montante varia conforme a geração de energia. Quanto maior for a geração, maior o valor a ser destinado.

No mês de maio, a Usina Hidrelétrica Campos Novos gerou o equivalente ao repasse de R$ 893.726,87 a título de CFURH, valor 20% menor do que o destinado no mês de abril.

O repasse mensal da CFURH atende à legislação da ANEEL. Como a Usina Campos Novos utiliza a água do reservatório para gerar energia, cabe a ela compensar mensalmente os municípios cujas terras foram alagadas para a formação do lago. Além destes, parte dos recursos é destinada ao estado de Santa Catarina e também a órgãos do governo federal. O valor destinado a cada entidade obedece a um percentual previamente estabelecido.

No caso dos municípios e dos estados, o montante é proporcional à área alagada pelo reservatório. Por isso, os municípios de Anita Garibaldi e Campos Novos são os que recebem o maior repasse.

Montante repassado pela Usina Campos Novos a título de compensação financeira:

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui