Cultura e prevenção

2ª Semana + Cultura + Prevenção e 2º Festival de Música Amigos do Comad, movimenta o mês de junho em Campos Novos. 

Um projeto que além de promover a música, busca descobrir, revelar e divulgar valores sociais, a fim de garantir, principalmente às crianças, atividades culturais e a diminuição da ociosidade, evitando que esta geração não esteja nas ruas, ou em más companhias.

O Festival de Música Amigos do Comad está na sua segunda edição neste ano de 2017, agregando cultura e prevenção. Com a produção cultural do Instituto Humaniza, o projeto tem o patrocínio da ENERCAN – Campos Novos Energia (via Lei Rouanet) bem como apoio da Prefeitura Municipal de Campos Novos, Grupo Pegoraro e AMIGOS DO COMAD. Será realizado entre os dias 30 de junho a 02 de julho de 2017, no Salão Paroquial de Campos Novos, durante a 14ª Semana Municipal de Prevenção ao Uso e Abuso de Drogas, conforme programação do projeto 2ª Semana Mais Cultura e Mais Prevenção.

O objetivo do Projeto é trabalhar na prevenção ao uso de drogas. Na última semana o Conselho Municipal Antidrogas (Comad), divulgou na Biblioteca Pública Municipal Luiz Henrique da Silveira, os classificados na categoria de composição para o 2º FEMAC. As inscrições para a categoria de composição encerraram no dia 28 de maio e podiam se inscrever estudantes entre as idades de 07 a 17 anos.

Os classificados foram: Ana Eduarda Alves da Escola Municipal Nair da Silva Griss – Caic de Campos Novos; Vitória Casagrande Gramazio do Centro Educacional Potencial; Arielton Carvalho de Almeida da E.E.B Henrique Rupp Junior; Willian Wolff Lopes da E.E.B Coronel Gasparino Zorzi.

Já as inscrições para a modalidade de interpretação nas categorias adulto nacional, adulto Campos Novos e alunos do município de Campos Novos, seguem até o dia 15 de junho no site do festival, o http://www.festivalfemac.com.br/index.php.

O presidente do Comad, Gilberto Scussiato, falou sobre a programação. “Então os alunos que se classificaram na composição terão 30 dias para se preparar. E até o dia 15 de junho estão abertas as inscrições para a modalidade de interpretação nas categorias especificadas no regulamento. O nível técnico do nosso festival é muito elevado e possibilita levar o nome de Campos Novos a todo o país”, ressaltou Gilberto.

O FEMAC é a culminância de um projeto de prevenção, realizado durante a 2ª Semana + Cultura + Prevenção, como enfatiza a presidente do Instituto Humaniza, Magna Regina Tessaro Barp. “Nesse ano nós conseguimos a aprovação do projeto no Ministério da Cultura e nós incluímos além do Festival, algo maior que é desenvolvido anteriormente com os adolescentes na prevenção ao uso de drogas. Nós temos palestras nas escolas, o concurso de composições de músicas que irão concorrer depois no Festival, temos peças de teatro em todas as escolas abordando esta questão. É todo um trabalho que o Instituto Humaniza está trazendo para Campos Novos no sentido de apoiar o Comad nas ações que já realizavam antes, mas agora com a aprovação do Ministério da Cultura, patrocínio da Enercan, do Grupo Pegoraro e apoio da prefeitura municipal. Nós contamos que este projeto nos traga um grande retorno senão agora, mas no futuro das crianças e adolescentes”.

As palestras acontecem durante este mês de junho. Já as peças de teatro foram apresentadas durante a divulgação do FEMAC nas escolas. As oficinas de teatro serão ofertadas posteriormente.

*Reportagem publicada no jornal “O Celeiro”, Edição 1482 de 08 de Junho de 2017.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui