Domingo , 22 Outubro 2017
Home / Cotidiano / Dia do Padre é celebrado pela Diocese na Paróquia São João Batista

Dia do Padre é celebrado pela Diocese na Paróquia São João Batista

O Dia do Padre é comemorado anualmente em 4 de agosto no Brasil. Na Diocese de Joaçaba, a comemoração alusiva à data acontece nesta segunda-feira, 07, em Campos Novos, sendo sede a Paróquia São João Batista.

Para celebrar a data, uma missa foi concelebrada às 09hs da manhã no Santuário de Nossa Senhora Aparecida, presidida pelo Bispo Diocesano Dom Mario Marquez, reunindo sacerdotes das 25 paróquias de abrangência da Diocese de Joaçaba, que tem em seu quadro, 40 padres atuando. A celebração também contou com a presença do Bispo Emérito Dom Valmir Alberto Valle. A confraternização contará ainda com almoço no Casarão, às margens da BR 282 em Campos Novos.

Historicamente, a figura do padre é de grande importância. São responsáveis por celebrar as missas, ofertar a comunhão da Eucaristia, realizar batizados, casamentos e abençoar os fiéis. Os padres também têm a responsabilidade de ouvir e aconselhar as pessoas, principalmente durante as confissões, como afirma o Bispo Dom Mario Marquez, recordando que agosto é om mês das vocações.

“Temos o costume de celebrar na Igreja o mês vocacional e a cada final de semana sempre trazemos uma das vocações presentes na Igreja. Lembramos o dia do Padre no primeiro domingo, segundo o Dia dos Pais, que é a paternidade, depois os religiosos, catequistas e leigos. E nós estamos fazendo esta celebração dentro do tricentenário do encontro da imagem de Aparecida. A importância deste momento é a nossa unidade, a nossa participação, nossa comunhão entre nós e também com a comunidade e o povo de Deus. E o povo de Deus de uma certa forma está à serviço conosco na questão da evangelização”.

Na Igreja Católica, a figura do padre é considerada semelhante a de um “pai” (padre), que intercede por seus “filhos” (fiéis) em nome de Deus e Jesus Cristo. Dom Mario enfatiza que o sacerdote opta por cuidar de todas as famílias à serviço do Reino de Deus.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *