Desbravando Pomerode

Plano de ação oportunizou às crianças do Centro Educacional Potencial descobrir suas belezas e experienciar o turismo na charmosa cidade de colonização alemã.

Pomerode, localizada no Vale do Itajaí, no Estado de Santa Catarina, integra o chamado Circuito do Vale Europeu, uma região que se estende por nove municípios do chamado Médio Vale. É uma charmosa cidade com cerca de 30 mil habitantes, rica em belezas naturais e famosa pela qualidade de vida. Segundo dados disponíveis para consulta pública, teve sua colonização iniciada no século XIX, crescendo às margens do Rio do Testo a partir de picadas abertas ao longo do seu curso por imigrantes pomeranos (alemães provenientes da Pomerânia) que se colocaram inicialmente em Blumenau. Por meio do sistema de minifúndios, cultivavam arroz, fumo, batata, mandioca, cana de açúcar, milho e feijão, além da criação de gado leiteiro e suíno, cujas matrizes vieram da Europa. Sua emancipação de Blumenau se deu em 19 de dezembro de 1958 e, hoje, é reconhecida nacionalmente por sua atividade turística e extensas áreas de Mata Atlântica preservada. Por conta de seus atrativos, acabou virando objeto de estudo do plano de ação “Turistando em Pomerode”, idealizado pela educadora Carmelina Mocelin e desenvolvido com os educandos do 4º ano do Ensino Fundamental I do Centro Educacional Potencial.

Esse plano de ação se conecta com outros em execução na escola dentro do Projeto Anual “Desbravar para conhecer, desenvolver sem destruir – Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento”, cujo objetivo principal é sensibilizar e conscientizar educandos, educadores e comunidade sobre a importância do turismo sustentável para o desenvolvimento, para a preservação sócio, histórica e cultural e para a proteção ambiental local, regional, do território nacional e do planeta.

Inicialmente, a educadora, ao abordar o conteúdo programático de Geografia, que inclui o estudo do Estado de Santa Catarina, apresentou a eleita “Cidade mais alemã do Brasil”. A partir de então, os aprofundamentos foram acontecendo dentro das diferentes disciplinas de forma natural. Com a disciplina de História, as crianças se aventuraram no passado de Pomerode, interligando informações que os fizessem entender o porquê do nome, dos traços culturais, da organização social e dos costumes locais. Com a Língua Portuguesa, desenvolveram técnicas de pesquisas baseadas na leitura e investigação por meio de diferentes gêneros textuais, interpretando dados disponíveis em diferentes fontes bibliográficas, assim, puderam se inspirar para confeccionar, cada um, seu livrinho sobre o objeto de estudo. Dentro da disciplina de Ciências, se encantaram ao estudar sobre sua fauna e flora, grandes atrativos turísticos de lá. A Matemática, por sua vez, garantiu a análise de valores relacionados à demografia, área, economia e turismo.

Além do enfoque teórico, aos educandos se proporcionou um passeio de estudo para que desbravassem Pomerode. Turistando, conheceram o Zoo Pomerode, o zoológico mais antigo de Santa Catarina e o terceiro do Brasil. Com 45 mil metros quadrados de área, abriga mais de mil espécies de animais, sendo 20 delas espécies ameaçadas de extinção, o que demonstra sua atuação na conservação e preservação da fauna. Na mesma ocasião, visitaram a Vila Encantada, parque temático que oferece a moradores e visitantes lazer, aprendizado e diversão. Ao criar um ambiente repleto de piratas, dinossauros e insetos gigantes, oportuniza o estudo da linha do tempo desde a pré-história até o mundo moderno. Conheceram também a Osterbaum, árvore que tem grande importância dentro das festividades de Páscoa – Osterfest, e passearam por ruas que conservam construções em estilo enxaimel, técnica que consiste em paredes montadas com hastes de madeira encaixadas entre si em posições horizontais, verticais e inclinadas, marca registrada do estilo arquitetônico alemão pomerano.

O passeio veio para ajudar as crianças a consolidar o que previamente estudaram com tanta dedicação. Por fim, as aulas da disciplina de Artes, entrou no contexto como meio para o desenvolvimento de lindas maquetes dos pontos turísticos mais frequentados, desenhos e cartazes, produtos que estarão em exposição na Feira do Conhecimento 2017, a ser realizada nos dias 20 e 21 de novembro, na próxima semana.

A gestora do Projeto Anual, educadora Nazira Mansur Elias, analisa o que foi concretizado até aqui e conclui que nada seria possível sem a adesão de toda a equipe pedagógica, alunos, famílias e agentes da comunidade. Cada um, dentro de suas possibilidades, contribuiu da melhor forma, unindo esforços em busca dos melhores resultados. Vânia Maria Scapini Lemos, diretora pedagógia, acrescenta que as atividades dentro do Projeto Anual terão como culminância a feira, mas o turismo sustentável continuará a ser trabalhado até o encerramento do ano letivo e nos próximos que virão, já que a temática é de relevância indiscutível para quem busca mudar atitudes, rever seus hábitos de consumo e a relação com o ambiente e os locais de circulação pública.

*Reportagem publicada no jornal “O Celeiro”, Edição 1505 de 16 de Novembro de 2017.

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