Secretária de educação se manifesta sobre filas em creches

A Secretária Municipal de Educação, Juvilde Padilha, se manifestou na tarde desta segunda-feira, 06, em coletiva de imprensa sobre a formação de filas de pais já no domingo, em busca de garantir vagas para seus filhos, principalmente nas creches municipais.

Juvilde entende que a opção pela espera nas unidades de ensino infantil é dos pais, que tem preferência por determinado estabelecimento de ensino.

“Com relação à situação de filas para conseguir vagas para seus filhos, acredito eu e acreditamos na Secretaria de Educação, que é uma opção dos pais. Eles acreditam que o seu filho deve estudar em determinada creche. Então os pais acabam tendo simpatia por determinada creche e vai esperar a vaga ou lutar por uma vaga naquela unidade. O que nós interpretamos com isso é que é uma opção do pai, é uma opção da família esta situação”, declarou a Secretária.

Secretária Juvilde afirma também que não acredita que a formação de filas não se dá por falta de vagas. “Está faltando vagas? Acreditamos que não, acreditamos que pela demanda e pelo número de alunos que temos hoje dentro das creches, existem vagas que comportam tudo isso, pois nós agregamos este ano dentro dos documentos necessários para matrícula a comprovação de que a mãe ou o pai trabalham. Garantindo vagas para todas estas crianças com pais que trabalham e que tem seus compromissos. As vagas que sobrarem com certeza nós iremos liberar aos demais pais, os quais não trabalham”.

Quanto ao número de vagas disponíveis tanto em creches quanto no ensino fundamental, como ainda é período de rematrícula nesta segunda-feira, 06, não foi possível informar.

Juvilde Padilha também se manifestou sobre o zoneamento. “Como nós já colocamos e já divulgamos isso em outro momento, com relação ao zoneamento o que estamos fazendo neste ano junto aos pais, é uma conscientização. Estive quarta-feira da semana passada visitando as escolas e pude constatar que quem estava fazendo a rematrícula está conscientizando os pais sobre a importância do zoneamento que embora obrigatório, infelizmente algumas coisas passavam-se, como de nós termos alunos que moram no Bairro Bom Jesus e que estudam no Eliete Lopes, por exemplo. Então nós já conseguimos nestes dias de rematrícula fazer o reordenamento, reorganização destes alunos para estudar no Pequeno Anjo ou no Sonho Infantil, que são as creches mais próximas de suas casas”.

Quanto à lista de espera, haverá somente se não houver vagas em nenhuma creche do município e ainda, se na família ninguém tenha condições de ficar com a criança. A Secretária garantiu ainda a execução do projeto para construção de uma nova creche em Campos Novos.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui