Sexta-feira , 22 Junho 2018
Home / Agronegócio / Projeto “Trailers da Agricultura Familiar” é lançado na Praça Lauro Muller

Projeto “Trailers da Agricultura Familiar” é lançado na Praça Lauro Muller

Foi lançado na manhã deste sábado, 10, às 11hs na Praça Lauro Muller, o Projeto “Trailers da Agricultura Familiar”, pioneiro no país e que atende pequenos agricultores familiares de Campos Novos. Os agricultores, porém, estão no local desde o início da manhã já comercializando seus produtos, assim como os chefes de rua, que neste ano contempla comerciantes de Campos Novos.

O ato de lançamento faz parte da programação dos 137 anos de Campos Novos desenvolvida durante todo o mês de março pela Administração Pública Municipal. A solenidade de lançamento contou com a presença de autoridades locais e do estado.

Seu João e o filho Renan

O agricultor João Valdir Antunes e seu filho Renan Inocencio Antunes da Fazenda Triunfo localizada no Ibicuí, que produzem hortaliças orgânicas falaram sobre o projeto. “Foi a melhor coisa que fizeram para a agricultura familiar. Faz dois anos que começamos com produção de hortaliças orgânicas e eu sempre vivi da agricultura e agora meu filho que está estudando agronomia, está com esta produção”, declarou seu João.

O filho Renan explica que as hortaliças são produzidas em estufas no sistema de gotejamento, tudo sem veneno, para que o consumidor receba um alimento saudável em sua mesa. Cursando agronomia e com incentivo para a comercialização, Renan está otimista para dar continuidade à atividade da família, viabilizando a sucessão familiar no campo.

Trailer agricultor Afonso Rosseto

Para o agricultor Afonso Rosseto, do Assentamento 30 de Outubro, o projeto vem ao encontro das necessidades da  agricultura familiar “O projeto vem ao encontro do que nós agricultores familiares esperávamos. Na verdade nós não precisamos de dinheiro, mas de incentivo, porque produzir nós sabemos. O projeto vem auxiliar na agregação de renda, pois a tendência do pequeno agricultor que não tenha incentivo é desaparecer. Eu produzo morango, caqui, limão, a geleia de morango sem conservante, além de melancia e outros produtos, tudo sem agrotóxico”.

O Secretário de Agricultura Pecuária e Meio Ambiente, João João Batista Ramos de Almeida (Tita), afirma que o foco do projeto é agregar renda. “O objetivo dos Trailers da Agricultura Familiar é a agregação de renda, fomento necessário para a agricultura familiar e acredito que o projeto terá vida longa, com produtos de qualidade. A partir deste sábado, os produtores estarão todos os sábados na Praça e futuramente pretendemos estendo aos bairros por meio  de feiras itinerantes”.

Para o vice-prefeito Gilmar Marco Pereira, o projeto é o resultado concreto do empenho da Secretaria de Agricultura e compromisso dos pequenos agricultores familiares. “Estamos extremamente felizes e aqui quero enaltecer o trabalho da nossa Secretaria de Agricultura e a dedicação dos nossos pequenos agricultores diariamente que estão diariamente no campo dando o seu melhor”.

O projeto foi apresentado junto ao Ministério da Agricultura em 2017, porém, como não existia objeto “trailer para comercialização”, a inclusão foi viabilizada pela pasta para apoio neste ano de 2018, criando-se este projeto inédito no país em Campos Novos, que foi viabilizado com recursos próprios do município. A estrutura contempla um trailer cozinha e 6 trailers expositores, podendo atender até duas  famílias por espaço contemplando 14 famílias de agricultores familiares.

 

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *