Atendimentos para preenchimento do Imposto de Renda pelo NAF da Unoesc vão até 20 de abril

O curso de Ciências Contábeis, por meio de seus docentes e discentes realiza orientação e preenchimento de Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física (DIRPF) desde 2006. Nesse ano, os atendimentos iniciaram no dia 16 de março e vão até dia 20 de abril. O serviço, que é disponibilizado gratuitamente à comunidade que não tem acesso a computador, ou tem dificuldades no preenchimento das informações da declaração, envolve 110 acadêmicos das 5ª, 7ª e 9ª fases, com a orientação de professores e alunos tutores. Em 2017 foram 300 atendimentos a contribuintes com renda de até R$ 80 mil. Esse ano a meta é ultrapassar essa marca.

 Dando início às atividades foi realizada uma palestra que tradicionalmente conta com a palavra do Auditor Fiscal Delegado da Receita Federal de Joaçaba, Dr. Otto Maresch, e, um curso sobre as regras legais e o programa da DIRPF com o contador e professor Mauricio Cevey. Foram realizados ainda, dois dias de atendimento aos funcionários do Hospital Universitário Santa Terezinha (HUST). Além disso, outros professores do curso são parceiros na atividade, com a orientação e acompanhamento dos acadêmicos a cada contribuinte atendido.

 — São parcerias como essa que fazem o Brasil crescer em cidadania, um trabalho conjunto e comprometido. São variados os tipos de dúvidas do cidadão em relação ao IRPF, sobremaneira aos que a realizam pela primeira vez. As pessoas precisam entender que contribuir para com o Estado é um privilégio, para que tenhamos uma sociedade mais organizada e com estrutura. E, o papel de cada contribuinte é atuar junto aos seus representantes legislativos (vereadores, deputados estaduais e federais) para que fiscalizem melhor os recursos públicos, administrados pelo Poder Executivo —  afirmou a coordenadora do NAF Joaçaba e Campos Novos, professora Marcia Marcondes Diniz de Freitas

De acordo com o Auditor Fiscal e delegado da Receita Federal. Dr. Otto Maresch, a parceria com a Unoesc tem crescido a cada ano, tanto em relação a DIRPF como em ações na comunidade sobre Educação Fiscal.

 — O Estado não tem como estar presente em todos os segmentos, mas, com o apoio da sociedade civil o impacto na consciência do cidadão será mais efetivo, cada um exercendo o seu papel. E em Joaçaba, a Delegacia da Receita Federal sempre estará disponível para parceiras em atividades cidadãs que envolvam o fisco — comentou.

Outras ações

Além do serviço de auxílio na declaração do imposto de renda, o curso de Ciências Contábeis tem realizado vários projetos na área social objetivando a formação cidadã do contador, que inserido na sociedade, poderá utilizar no seu cotidiano profissional. Os projetos de extensão são objetos da Unoesc como entidade superior de ensino, frente aos órgãos como MEC e CAPES. Mas, sua missão institucional de desenvolvimento regional tem sido o pilar de todas atividades, assim, uma vez que, sem o exercício da cidadania não há desenvolvimento integral.

 — As formações, técnica e social, são complementares e essenciais para uma sociedade de mais conhecimento e igualdade —  comentou a coordenadora do curso de Ciências Contábeis, professora Ardinete Rover.

Fonte: Assessoria de imprensa Unoesc.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui