Secretaria de Saúde de Vargem promove ações para incentivar a prevenção

Programação de saúde busca alcançar todas as pessoas do município

A Prefeitura Municipal de Vargem, através da Secretaria de Saúde, vem desenvolvendo um trabalho voltado a prevenção e orientação da população. Apesar de ser uma cidade pequena, ela conta com um Centro de atenção básica de saúde completo que busca oferecer um atendimento rápido e eficaz. O posto conta com uma equipe formada por médicos, enfermeiros, dentistas, fisioterapeuta, nutricionista, psicóloga, técnicos, assistente social e mais 11 agentes de saúde.

A média de atendimentos é de cerca de 70 pessoas por dia. O critério de avaliação é feito de acordo com as necessidades e urgência do paciente. O posto funciona de 8h as 12hs e de 13hs as 17hs, de segunda a sexta-feira. A unidade não atende no caráter de urgência e emergência, mas o paciente que se enquadra neste perfil recebe o primeiro atendimento e então é encaminhado para o hospital mais próximo.

O posto conta com um corpo clínico equipado, mas a secretaria tem como meta a melhoria da saúde das pessoas, e não apenas a estrutura de saúde. “Prevenir é melhor do que remediar”. Este ditado resume bem a proposta da secretaria. De acordo com Adriana Correa, secretária de saúde, o posto além de prestar os serviços básicos, também quer sensibilizar as pessoas a buscar uma vida saudável. Melhor do que ter remédios para distribuir, é não precisar usar os remédios. Melhor do que ter muitos médicos a disposição, é não precisar de atendimento. Para alcançar esse objetivo o posto mantém uma programação voltada a prevenção, instrução e acompanhamento do paciente.

Um desses programas é voltado para gestantes, que são orientadas do início ao fim da gravidez. Elas participam de palestras onde são orientadas sobre os cuidados necessários no período de gestação. São realizadas atividade dinâmicas que ensinam na prática como cuidar da criança nos primeiros dias. As mães que são assíduas as reuniões do grupo são presenteadas com artigos para o bebê.

Adriana Correa, secretária de saúde

Para os hipertensos e diabéticos tem o programa Hiperdia que acompanha de perto os pacientes com o objetivo de ajudar a controlar a doença e garantir a qualidade de vida. Os pacientes são orientados a cuidar da alimentação e a ter hábitos saudáveis. Eles recebem uma cartilha que contém uma lista de atividades e de receitas saudáveis. Para garantir que essa cartilha seja obedecida, a equipe do Hiperdia promove oficinas de culinária onde os pacientes aprendem como preparar pratos leves.

O programa de caminhada é voltado para todas as pessoas, do jovem ao idoso. Uma vez na semana é realizada uma caminhada para incentivar as pessoas a evitar o sedentarismo. Os moradores das comunidades também são beneficiados com essas ações. Pessoas sedentárias são fortes candidatas a adquirir doenças cardiovasculares, como hipertensão. Por meio dos exercícios em grupo as pessoas ficam mais animadas e mais conscientes da importância de manter uma rotina regular de exercício.

Por meio do Programa Saúde na Escola (PSE), os estudantes são ensinados sobre as doenças e cuidados para evita-las. A orientação sexual faz parte deste programa, pois os adolescentes, às vezes, por falta de instrução, acabam desconhecendo alguns riscos. O PSE contempla todas as escolas do município.

A saúde bucal também é prioridade. Além dos dois dentistas que atendem no posto, existe o Odonto-Móvel, programa itinerante que vai até as comunidades para realizar atendimento a quem não pode ir ao posto.

Por meio dessas ações a Secretaria busca alertar a população sobre a importância da prevenção. Sempre vamos precisar de médicos, mas existem coisas que podem ser evitadas por meio da prevenção. Esse cuidado pode reduzir o número de ocorrências médicas, dando espaço aos atendimentos realmente necessários”, dis Adriana.

Vargem realiza campanha Especial de Vacinação

O “Dia D” de vacinação contra a gripe aconteceu em todo Brasil no sábado (12), mas a Secretaria de Saúde realizou uma campanha especial para tornar a data mais atraente, oferecendo mais de 19 vacinas disponíveis na rede pública para toda a população, não apenas aos grupos de risco.

O evento de saúde se tornou um momento de lazer em família. Hepatite, tétano, influenza, sarampo e catapora são algumas das vacinas

Foram realizadas cerca de 150 vacinas. A secretária Adriana Correa, conta que a iniciativa de realizar um evento multifuncional é sempre promover a prevenção. “As vacinas são muito importantes para o combate de doenças”. Adriana ainda comentou que a vinda de muitos estrangeiros ao estado pode disseminar algumas doenças virais, por isso a população precisa estar imunizada. Os que estão impossibilitados de ir ao posto receberam atendimento domiciliar.

As crianças com medo da vacina foram entretidas brincando no pula-pula, na piscina de bolinha e na cama elástica. Os adultos foram agraciados com um café da manha reforçado e saudável. “Estamos muito felizes com o número de pessoas que conseguimos alcançar”, conclui.

*Reportagem publicada no jornal “O Celeiro”, Edição 1529 de 17 de maio de 2018.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui