Poços artesianos são perfurados na Corredeira-Invernada dos Negros

“Pensei que eu ia morrer e não ia ver água na comunidade”, relatou moradora da Corredeira- Invernada dos Negros, Maria Santa de Souza, de 77 anos, na última sexta-feira (25) quando viu água jorrando à vontade, devido à perfuração do primeiro poço artesiano, dos três que serão executados no local, para atender a antiga reivindicação das famílias que ali residem.

A comunidade que estava no local se emocionou com a cena. Na ocasião, o presidente da comunidade, Edson José Lopes Camargo, relembrou que há anos buscavam a solução para o problema. “É um orgulho para nós sermos representados por um Poder Executivo que vem ao encontro dos anseios da comunidade. A nossa história é parte da história do Brasil e quando vemos que vocês estão resgatando essa história junto conosco, só temos a comemorar e a agradecer”, ressaltou.

Os trabalhos são conduzidos pela empresa HidroBrasil, vencedora do certame, sob a supervisão da equipe do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto-Samae. O geólogo da empresa, Daniel Mendes, comentou que a equipe ficou surpresa com a quantidade de água do local. “No primeiro poço encontramos água com 72 metros de profundidade, o segundo com 125 metros, ambos serão perfurados até 150 metros o que deve aumentar o volume de água. Após a conclusão dos trabalhos a empresa fará a análise da água”, explicou.

O Prefeito Silvio Alexandre Zancanaro também comemorou esse avanço e a concretização de mais um passo na comunidade. “Esse momento vai ficar em minha memória. Conseguimos avançar mais um passo, a sensação é de dever ‘pré-cumprido’. Quando assumimos esse compromisso pensamos em cada pessoa e em devolver a dignidade de cada uma delas”, concluiu.

De acordo com o Diretor do Samae, Alexandre Kunen, o próximo passo é repassar os dados de pressão e vazão de água, para que a Funasa elabore o projeto para implantação e distribuição do sistema na comunidade.

Relembre o caso

Desde 2017, a Administração Municipal tem se empenhado, a fim de encontrar resolutividade para o problema que a comunidade enfrenta: uma realidade precária, onde água é escassa e muitas vezes imprópria para o consumo. Há quase 10 anos os moradores buscavam junto aos órgãos públicos municipais, estaduais e federais a solução para essa dificuldade.

Em meados de 2018, o Prefeito Silvio Alexandre Zancanaro se reuniu com a equipe do Serviço Autônomo Municipal De Água E Esgoto- Samae e os representantes da localidade e informou a todos que três poços seriam perfurados no local beneficiando mais de 200 famílias.

*Informações: Comunicação/PMCN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Jornal Celeiro
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.