Administração Municipal planeja implantar em Campos Novos coleta seletiva

Desde 2017, a Administração Municipal estuda um planejamento viável para termos uma cidade cada vez mais sustentável e uma comunidade consciente nas questões ambientais. Uma preocupação constante refere-se à destinação correta do lixo doméstico. Atualmente o Município paga uma empresa para o recolher e dar o destino final destes resíduos, mas a conta que a população paga é alta demais e precisa ser revertida urgentemente.

De acordo com dados do planejamento, em 2018, o Município pagou mais de R$ 2 milhões e 700 mil para a empresa contratada, sendo que o recurso arrecadado para este fim foi de aproximadamente R$ 800 mil. O valor que poderia ser usado em Saúde, Educação, Obras, entre outros setores, foi literalmente para o lixo.

Como podemos mudar esse quadro?

A Secretaria de Planejamento e Coordenação Geral está desenvolvendo um projeto abrangente, em parceria com a Fundação Municipal do Meio Ambiente – Fundema e Amplasc, que envolve desde campanhas de conscientização para todos, até a própria separação destes materiais e reciclagem, onde a divulgação mais ampla acontecerá em breve.

“Um projeto amplo que tem como base três eixos: social, ambiental e econômico, criando políticas públicas e incentivos para que toda a população tenha a consciência da importância da separação e a destinação correta dos resíduos. O nosso objetivo é fazer com que Campos Novos seja conhecida como uma cidade responsável e consciente com o resíduo que produz, evitando ao máximo o uso de aterros sanitários”, ressaltou o Secretário de Planejamento e Coordenação Geral, Vilmar Antônio Ferrão Júnior.

Além disso, há quatro meses, a Prefeitura de Campos Novos vem realizando algumas ações que colaboram com o meio-ambiente, onde estão sendo praticadas pelos próprios servidores municipais. De acordo com a bióloga da Fundação Municipal do Meio Ambiente- Fundema, Sibeli Wrubel, as ações começaram pela Prefeitura, para que os próprios servidores possam espalhar a ideia em suas casas.

“O foco desta gestão é que a reciclagem e a destinação correta do lixo saia do projeto e se torne uma realidade. Por isso, começamos com a nossa ‘casa’, onde iniciamos a coleta do papel na prefeitura. Colocamos lixeiras destinadas apenas para o papel nas salas. Fazemos a coleta semanalmente e destinamos aos agentes ambientais, onde eles recolhem esses materiais e vendem para a empresa coletora. São duas ações envolvidas, além de estarmos fazendo um trabalho ambiental, também tem o trabalho social”, ressaltou.

Neste período já foram recolhidos 20 sacos de 100 litros, apenas de papel. Além de 8 sacos de 100 litros, de materiais reciclados.

Outra ação é a separação do orgânico, para a criação de uma composteira na Prefeitura. Muitas Escolas Municipais já possuem as suas próprias composteiras, que são usadas para fazer adubo das hortas escolares, com o apoio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, que oferece o suporte técnico. O objetivo é que essas ações e ideias, que são simples de executar, sejam difundidas para todo o município.

Para a servidora Hay Milanez, “as ações de separação do lixo realizadas pela FUNDEMA, são iniciativas importantes para cultivar o hábito do descarte seletivo, são medidas simples que adotamos também em casa, e a reflexão sobre a racionalização de recursos como impressão ou uso de copos descartáveis que procuramos reduzir ao máximo”, concluiu.

Informações: Comunicação/PMCN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Jornal Celeiro
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.