[slideshow_deploy id='63323']

Dia Mundial do Meio Ambiente

Fabrício CarvalhoNo dia 05 de junho se comemorou o dia mundial do meio ambiente. A data se deu por declaração da Organização das Nações Unidas (ONU), quando da participação, neste dia, em 1972, durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, em Estocolmo, na Suécia. No Brasil se fixou a primeira semana de junho, como “semana nacional do meio ambiente”, por meio do Decreto n. 86.028/81.

‘ No dia (05), o Ministro do Meio Ambiente, senhor Ricardo Salles, que vem muito bem conduzindo a função em prol daquilo que efetivamente se busca nos dias atuais, ou seja, um desprendimento às ideologias que possam vir na contramão do progresso, o qual, evidente, sofre críticas pela postura da mudança, quanto ao comodismo de muitos que, ao invés de ter iniciativas como a do atual ministro, preferem “deixar a coisa como está”.

Também neste dia 05, assino, juntamente com outros colegas (texto completo no site – https://direitoambiental.com), de expressivo nome na atuação ambiental, manifestação favorável ao Presidente do Ibama, Dr. Eduardo Fortuna Bim, com quem tive a honra de ser coautor de uma obra coletiva (com outros integrantes da União Brasileira da Advocacia Ambiental – UBAA, a qual faço parte), obra intitulada DIRETO AMBIENTAL E OS 30 ANOS DA CONSTITUÇÃO DE 1.988, pois o referido presidente do órgão ambiental federal, sofre investigação por ter anulado autos de infrações em cuja carta de apoio constou: “Casou repercussão no meio jurídico ambiental notícia vinculada no dia de ontem informando que o MPF (Ministério Público Federal) estaria investigando o Presidente do Ibama em função da anulação de notificações e autos de infração exarados em face de produtores rurais de Santa Catarina. A repercussão foi em função de o atual presidente do Ibama ser profundo conhecedor da matéria jurídico ambiental, possuindo sólida formação acadêmica e diversos livros acerca do assunto”.

Tal iniciativa (apoio ao presidente do Ibama) se deu porque muitas matérias acabam distorcidas, pois a atuação e conhecimento daquele que ocupa esta função nos dias de hoje – no caso Dr. Eduardo Fortunato Bim -, não veio do jargão popular, ou seja, “do dia para a noite”, mas de anos de atuação na esfera ambiental, ensinando um infindável número de profissional do direito com olhos voltados para a atividade ambiental, estando, assim, gabaritado para firmar posicionamento em favor de qualquer classe, especialmente a rural, que colabora imensamente com a preservação do meio ambiente.

Se estamos entre os Países de dimensão continental que mais preserva o meio ambiente no mundo, sobretudo quando analisada a realidade do campo e das nossas florestas, como refere o ministro do meio ambiente, é devido a atuação diária da classe rural que, através do agronegócio proporciona ao Brasil uma base sólida para enfrentarmos as intempéries financeiras até então combatidas por esta Nação.

Portanto, o dia, e a semana nacional do meio ambiente, deve sim ser celebrado em prol da natureza, sem esquecer daqueles que efetivamente, com muito custo, tomam iniciativas – incluindo aqui a classe produtiva rural – para que o País tenha efetivo desenvolvimento sustentável.

Por: Fabrício Carvalho
Advogado – OAB/SC 15.269
Especialista em Direito Ambiental

*Coluna “Direito Ambiental” publicada no jornal “O Celeiro”, Edição 1584 de 27 de junho de 2019.

spot_img

Mais lidas na semana

VAGAS DE EMPREGO – CAMPOS NOVOS

A Empresa Cobra Brasil Serviços, Comunicações e Energia,...

Governo anuncia chamamento de cerca de 600 profissionais da Saúde

Com a autorização do governador Jorginho Mello, a Secretaria...

Sol e tardes quentes marcam o fim de semana e o feriado de Tiradentes

Manhãs começam mais frias, mas temperaturas sobem ao longo...

Hospital lança Edital de Chamamento de Entidades para Conselho Diretor e Curador

O Hospital Dr. José Athanázio, lançou nesta semana o...

Santa Catarina bate recorde histórico nas exportações  de carnes no 1º trimestre de 2026

Santa Catarina registrou desempenho recorde nas exportações de carnes...

Notícias relacionadas

Campos Novos
céu pouco nublado
13.6 ° C
13.6 °
13.6 °
99 %
0.6kmh
22 %
sáb
25 °
dom
27 °
seg
29 °
ter
23 °
qua
26 °

Categorias Populares