Inspeção Veicular Gratuita acontece até dia 30 de agosto

Manutenção preventiva é o objetivo da edição 2019 do IVG,  promovido pelo Núcleo de Automecânicas da Acircan

 

A Inspeção Veicular Gratuita (IVG) 2019 chegou ao município mais uma vez para promover a manutenção preventiva. A ação acontece há mais de 20 ano em todo o estado, sendo promovido pelo Núcleo Estadual de Automecânicos de Santa Catarina (NEA). Em Campos Novos o evento está sendo organizado pelo Núcleo de Automecânicos que fazem parte da Associação Empresarial, Rural e Cultural Camponovense (Acircan). As empresas que estarão oferecendo a inspeção gratuita são: Mecânica CD, Mecânica Auto Giro, Auto Elétrica Devilla, Fiorim Auto Center, Mecânica Pasquali e Auto Mecânica Seco. Através do check up os condutores do município serão orientados e incentivados a evitar acidentes e aumentar a segurança na estrada. Em 2018 ação teve a participação de 18 núcleos, 149 empresas e foram vistoriados 2842 veículos. As estimativas para este ano é de que o IVG seja realizado em 22 núcleos do estado, podendo alcançar mais de 5500 veículos inspecionados e o envolvendo 240 empresas. Para participar basta levar 1Kg de alimento não perecível até uma das mecânicas mencionadas.

A inspeção investiga a situação de como o veiculo se encontra, e inclui a analise da condição da bateria, suspensão e direção, sistema de exaustão, faróis e lanternas, amortecedores, correias, embreagem, freios, rolamento de rodas e demais ferramentas. Em 2018 os que mais apontaram situações de alerta foi a correia, a troca de óleo, o sistema de aferrecimento, os freios e os pneus. A bateria, a embreagem e o rolamento de rodas são os que menos apresentam problemas.

A IVG promove, com a atividade de inspeção veicular, uma ação social informando sobre a importância de manter a manutenção dos veículos em dia, evitando muitos acidentes e também esclarece possíveis dúvidas dos clientes sobre seus automóveis. No período de preparação da IVG, as mecânicas participantes fazem um treinamento interno com seus técnicos. Através da tabulação dos dados é possível avaliar como está, por amostragem, a manutenção dos veículos a nível estadual. Desta forma será possível ter uma visão do que deverá ser o foco na orientação do dia-a-dia aos clientes, de acordo com os principais problemas encontrados durante a inspeção. Em 2019 serão efetuados nas oficinas o checklist e a tabulação de 19 a 30 de agosto, mas a apresentação dos resultados para o público será de 18 a 28 de setembro. Os núcleos também marcaram outra data para que a inspeção aconteça em locais públicos, agendada para 18 a 28 de setembro.

O coordenador de Núcleos da Acircan, Vandenir Amorin, relata o sucesso e a importância desse evento não só em Campos Novos, mas em todo o estado. “O movimento da IVG já faz história. São mais de 20 anos de compromisso com a manutenção preventiva, e tudo isso graças ao comprometimento dos empresários, núcleos, parceiros comerciais e da sociedade que sempre se faz presente e assim, auxilia na mudança do cenário quanto a realização da manutenção preventiva. Vamos juntos fazer a nossa parte e continuar a história deste movimento, inspecionando a frota de Santa Catarina e orientando a sociedade quando a manutenção preventiva dos automóveis como forma de evitar acidentes e aumentar a segurança na estrada”, afirmou Amorin.

*Reportagem publicada no jornal “O Celeiro”, Edição 1591 de 15 de agosto de 2019.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Jornal Celeiro
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.