Chegamos a mais um final de ano, um ano que eu qualificaria, financeiramente falando, mais como de aprendizado e oportunidades, do que de dificuldades. Um ano que nos permitiu vislumbrar novas ideias e uma chance para aprender com os erros cometidos e corrigi-los.
Fatores externos tem dois lados: oportunidades ou ameaças. Se você tem um planejamento, com certeza, se preparou para o pior e para aproveitar as oportunidades que toda crise traz.
O planejamento estratégico nas empresas e nas famílias é primordial para determinar as metas, as ações, pontos fortes e fracos, preparando sempre, tendo objetivos e fazendo plano de ações para atingi-los.
Tudo na vida requer planejamento, sendo em uma empresa ou em uma família.
O que muda de uma grande empresa para uma pequena, é que na pequena o planejamento deve ser feito sempre a curto prazo, porque os fatores que podem mudar este planejamento são mensais ou até mesmo diários, então aconselho fazer um anual no início de cada ano e ir acompanhando mensalmente.
Nas famílias os objetivos devem ser traçados e aberto com todos da casa, para que andem na mesma sintonia, para adquirirem um imóvel, a troca de um veículo, uma viagem, enfim, tudo que a família pretende conquistar ela deverá se planejar para isso também.
Nós estivemos aqui durante o ano, mostrando que a contabilidade não é apenas para apurar as guias de impostos. Ela vai além da parte burocrática das empresas, almejamos auxiliar famílias, empreendedores e empresas a atingirem seus objetivos, aumentar o patrimônio e crescer de forma leve e sustentável.
E queremos agora ajudar você empresário ou Pessoa Física que quer se organizar financeiramente e realizar seus sonhos e objetivos, começando o ano novo diferente ou melhorando ainda mais.
Vamos realizar um planejamento em sua empresa ou em sua casa?
Conte conosco, estamos aqui para ver você crescer!!
Obrigado pela atenção de todos os leitores. Grande abraço! Nos vemos em 2021!!
Por: Thiago W. Fagundes, Contabilista . RP: SC-041884/O-0
FG Contabilidade Consultiva
(49) 3541-2462
*Coluna Contabilidade Consultiva, publicada no jornal ‘O Celeiro’, Edição 1657 de 17 de dezembro de 2020.