Esperar a sorte bater a sua porta ou tomar iniciativa em fazer dar certo seus planos de vida? Empreendedores mostram que atitude faz a diferença.
A pandemia da Covid-19 movimentou o mundo e acelerou as mudanças na dinâmica de trabalho e econômica do mundo. A crise trouxe à tona a necessidade de ação contínua em buscas dos sonhos e planos sem esperar que as soluções caiam do céu. Estamos entrando na era do empreendedorismo e cada um é responsável por seu protagonismo financeiro. Para os que tiveram de enfrentar um revés econômico é hora de criar o próprio patrimônio ou ter que se sujeitar as aos auxílios assistenciais. A última saída parece ser mais fácil, mas a primeira é recompensadora. Cada vez mais cedo os jovens estão interessados em ser donos do próprio negócio.
Alguns já nascem com a veia do empreendedorismo, outros desenvolvem o dom através de muito estudo. Nos últimos anos aumentou a oferta de cursos voltados área. Enquanto alguns cursos são voltados a empregabilidade, outros vem na contramão e optam pelo preparo para a gestão do empreendimento. Por medo, alguns ainda tem ressalvas quanto a investir no negócio próprio, e de fato não é algo que deva ser feito de olhos fechados. É preciso muito cuidado e planejamento. Campos Novos tem sido exemplo na representativa de jovens no empreendedorismo. Os que tiveram coragem e ousadia para assumir os riscos dizem que valeu a pena.
Para incentivar ainda mais o movimento na região, o Núcleo de Jovens Empreendedores de Campos Novos realizou uma live especial, na noite da última quinta-feira (19), transmitido via Facebook. ‘A importância do Jovem Empreendedor’ foi o tema do evento realizado em parceria com a Prefeitura Municipal de Campos Novos em comemoração aos 140 anos do município. Alguns nucleados compartilharam informações e experiências sobre a trajetória no ramo do empreendedorismo.
Em conversa animada, cada participante contou sua visão sobre o tema. O Coordenador do Núcleo de Jovens, Felipe Sbrussi, falou do movimento empreendedor em Campos Novos e comentou que a cidade fomenta o movimento através do associativismo e da troca de informações com os empresários. Através da Acircan (Associação Comercial), as empresas são orientadas e preparadas para enfrentar dificuldades. É interessante ver que a presença de jovens na gestão é uma realidade, provando que os jovens estão abertos aos desafios. Carlos Eduardo Rohrer Felder, Empresário do Ramo Gastronômico de Treze Tílias/SC, compartilhou sua experiência à frente da sua empresa que é destaque estadual pelo método de atendimento. Ele falou das dificuldades e da inovação no ramo de empreender. Lucas Cesa, Proprietário Super Lucas em Campos Novos, falou sobre a sucessão, um campo muito presente no ramo empresarial. O empresário falou das dificuldades e visões empreendedoras e a necessiade de investir para o crescimento dentro das empresas.
O prefeito de Campos Novos, Silvio Alexandre Zancanaro, também esteve presente e compartilhou não só a sua visão do setor como gestor do município, bem como a sua visão como empresário. Com novos horizontes se apresentando, as oportunidades de renda e trabalho aumentam. Houve um tempo em que a estabilidade financeira era vista apenas através de um concurso público e uma carteira assinada, mas os tempos mudaram e já é possível consolidar uma carreira como empresário. Identifique oportunidades, reconheça os desafios, planeje-se e invista em educação para conseguir gerir seu próprio negócio. O empreendedorismo é a bola da vez, mas não é para amadores.
*Reportagem publicada no jornal ‘O Celeiro’, Edição 1669 de 25 de março de 2021.


