Tendências e mudanças nos negócios para 2021/22

O ano que passou, e início deste, tem alterado o mundo dos negócios por causa da pandemia. A distância física entre empresas e consumidores cresceu, mas ao mesmo tempo para vender e manter o relacionamento acabaram sendo facilitados, pois foram através de alguns cliques.

Todo negócio precisa se reinventar para não ficar para trás, e agora mais do que nunca.
Tivemos uma aceleração da tecnologia, novos modelos de negócios e mudança de comportamentos dos consumidores, fazendo assim as empresas se enquadrarem a “nova realidade”.

Fiz uma análise de alguns ramos que tiveram e terão ainda mudanças pela frente, segue alguns deles:

  • VENDA DE MERCADORIAS: Com a dificuldade e restrições de manter a loja aberta, o jeito foi cair para o Online, aonde empreendedores acharam uma forma de aumentar o faturamento sem precisar investir em espaço, ou ate mesmo alguns deixando de ter uma sala comercial e revendendo apenas pela internet, ou de forma hibrida. Surgiu também a Logística compartilhada para redução do custo no transporte.
  • DIGITALIZACÃO DE PROCESSOS E ROTINAS: Com a aceleração da digitalização, novas ferramentas surgiram para aprimorar as atividades e resultados das empresas, que facilitam a gestão das vendas e também do negócio em geral, facilitando assim abertura de empresa em vários lugares. Com isso a redução de custo para gerenciar a empresa diminui bastante, principalmente se tratando de reuniões, podendo fazer a maioria online, onde conseguimos diminuir também o tempo, pois é uma reunião objetiva.
  • PARCERIAS/COMPARTILHAMENTO: Além de fusões para fortalecer os negócios, encontramos em parcerias uma economia, onde o concorrente passa ser um parceiro. Compartilhamento de ferramentas, mobilidade, salas, gestão de logística etc., também trouxeram uma economia e aumento na abrangência dos negócios.
  • SAÚDE: Pessoas começaram a mudar seus estilos de vida para prevenção de doenças, passando a ir ao médico não somente quando surge o problema, mas como forma de prevenção. Telemedicina médicos conseguiram manter ou ate mesmo aumentar seu faturamento, principalmente psicólogos, com a saúde mental dos pacientes mais debilitada.
  • PET: Ramo de pet tem aumentado muito nos últimos tempos, mais pessoas tendo animais de estimação e preocupados com eles. Aqui nasce um novo modelo de negócio que é Plano de saúde para os animaizinhos.
  • MARCAS: Os consumidores começaram a optar em comprar de empresas que tem responsabilidades socioambientais.
  • OBJETOS: Compra de usados já tem crescido a procura, e também a reforma de produtos que a família já tenha.
  • IMÓVEIS: Salas menores, mas mais aconchegantes, ou grandes, mas compartilhadas. Casas com escritório com o aumento do Home Office.
  • AGRONEGÓCIO: Tivemos maior visibilidade, com a produção estar sempre aumentando e ser um grande responsável pelo PIB brasileiro. Setor que está tendo cada ano um aumento da tecnologia para que a produtividade continue crescendo e melhorando sempre.

Nasce também um novo modelo de negócio chamado FAZENDA VERTICAL, que são plantações dentro do ambiente urbano.

  • ALIMENTACÃO: Delivery aumentando. Aumento na procura de comidas saudáveis e gourmet.

Estas são algumas das análises que sentimos que mudaram e vão mudar mais. Vamos no decorrer do tempo trazer mais atualizações para vocês leitores. Analise sempre seu modelo de negócio, pois ele tem que estar em transformação constante para acompanhar a demanda dos consumidores.

Por: Thiago W. Fagundes – Contador – RP: CRC/SC: 041884-O
X Conext Contabilidade Consultiva (49) 3541-2462

*Coluna ‘Contabilidade Consultiva’, publicada no jornal ‘O Celeiro’, Edição 1672 de 08 de abril de 2021.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui