Administração de Caixa

No mês passado saiu a divulgação de uma pesquisa do SEBRAE/SC sobre TENDENCIAS DOS PEQUENOS NEGOCIOS CATARINENSES, e teve algo que me chamou mais atenção que foi sobre a resposta de mais de 37% dos empresários falando que investiram em estoque no primeiro Trimestre de 2021.

Isso está acontecendo pelo cenário econômico que estamos vivendo, com falta de insumos, mercadorias para revenda, e com a alta também destes produtos. Estes empresários estão se precavendo porque esperam uma retomada da economia nos próximos trimestres de 2021, pois no primeiro já tivemos um aumento nas vendas.

O que os empresários precisam ter cuidado, é que a empresa para funcionar precisa de CAPITAL DE GIRO, ou seja, dinheiro disponível na empresa para pagar suas contas até receber suas vendas.

Mas este capital de giro tem um custo, porque além de um dinheiro parado, muitas vezes é pego este capital com terceiros, tendo juros a pagar.

Quando uma empresa compra estoque ela tem o chamado CICLO DE CAIXA, que é aquele período entre a COMPRA da matéria prima e o recebimento das VENDAS, pois a maioria das vendas são feitas a prazo.

Os empresários devem cuidar na empresa para terem uma boa administração do seu caixa:

– CONTROLAR FLUXO DE CAIXA;

– ESTAREM DE OLHO NA ECONOMIA;

– ESCOLHER A MELHOR FORMA DE ARRUMAR CAPITAL DE GIRO;

– TER O CUSTO REAL DA MERCADORIA;

– TER PLANEJAMENTO;

Todos estes cuidados o empresário terá anotando tudo que passa pela sua empresa, tendo controle total dela, conseguindo assim fazer uma boa gestão do seu negocio! Se ficou alguma dúvida sobre este assunto, pode entrar em contato com nossos gestores que iram lhe auxiliar.

Por: Thiago W. Fagundes- Contador
RP: CRC/SC: 041884-O
Conext – Contabilidade Consultiva
(49) 3541-2462

*Coluna ‘Contabilidade Consultiva’, publicada no jornal ‘O Celeiro’, Edição 1684 de 08 de Julho de 2021.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui