Comitê Permanente de Operações Integradas discute próximos passos para policiais atuarem nas escolas

Atuando para que os policiais possam estar nas escolas o mais rápido possível, o Comitê Permanente de Operações Integradas se reuniu na manhã desta quinta-feira (13) para discutir o Projeto de Lei que altera a legislação estadual e permite o início da medida anunciada pelo Governador Jorginho Mello. O objetivo foi discutir as medidas antes que o PL seja finalizado e protocolado na Assembleia Legislativa.

“Precisamos deixar uma coisa clara. Os policiais não serão porteiros, nem vigias. Eles estarão nas unidades escolares para proteger os alunos e professores”, disse o Secretário de Estado da Casa Civil, Deputado Estêner Soratto.

O Comitê também definiu que o treinamento para os agentes será realizado pela Polícia Militar, por já ter experiência com esse tipo de ação.

“Centralizamos o treinamento na PM, para que todos os policiais que venham a atuar nas escolas, independente do órgão, tenham a mesma forma de monitoramento e resposta em casos de ataques”, disse o representante da instituição, Tenente-Coronel Tanan.

Também foi discutida pelos integrantes do Comitê a criação de capacitações e seminários para que as pessoas saibam o que fazer em casos de atentados.

“Os alunos, os professores, os pais, enfim, a sociedade como um todo, hoje não sabe o que deve ser feito em casos de ataques. Por isso, ensinar e mostrar quais são as melhores decisões, pode fazer a diferença e salvar vidas”, disse o Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros, Coronel Fabiano.

A criação de protocolos integrados e a aquisição de softwares e hardwares para que o monitoramento das mídias sociais seja realizado, também foi discutida pelo Comitê.

“Já iniciamos o trabalho para monitorar qualquer possível planejamento de atentados nas redes sociais. Mas esse trabalho de segurança cibernética vai ser muito mais efetivo com a aquisição de programas e equipamentos, que já está sendo realizada, e com o apoio de todos os órgãos do Comitê”, disse o representante da Polícia Científica, Perito Luan.

Edital do Governo Federal

O Comitê também discutiu quais dessas ações podem estar no projeto que vai ser enviado ao Governo Federal para acessar os recursos anunciados pelo Ministério da Justiça para a segurança nas escolas. Nos próximos dias, o documento deve ser finalizado.

*INFO: GOV-SC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Jornal Celeiro
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.