Outubro Rosa PET

Você sabia que os nossos animais de companhia também desenvolvem o câncer mama?
Cerca de 45% das fêmeas caninas e 30% das fêmeas felinas são afetadas com a enfermidade, no qual caracteriza-se pelo crescimento anormal e rápido de células nas glândulas mamarias formando nódulos.

O câncer pode ser maligno e provocar metástase no qual é o processo que ocorre quando as células cancerosas se soltam do tumor original e se espalham para outras partes do corpo tais como alguns órgãos rins, fígado e pulmão.

Geralmente os sintomas apresentados pelos animais acometidos, é a falta de apetite, febre e vômito a secreção nas mamas, dor e inchaço com a formação de caroços, portanto nesses casos, os tutores possuem um papel importantíssimo na prevenção, como levar os animais regularmente ao medico veterinário de sua confiança para avaliação do paciente e diagnóstico precoce.

A enfermidade tem como causa principal o fornecimento de anticoncepcionais (vacina do cio), idade, obesidade e desequilíbrios hormonais. Apesar do câncer estar relacionado com questões genéticas, a melhor forma de prevenir a ocorrência dos tumores de mamas em cadelas e gatas é com a castração, o procedimento pode diminuir a probabilidade de o animal desenvolver a doença.

Nilva Carneiro

O tratamento vai depender do estágio da enfermidade, mas de eleição é a cirurgia para retirada das glândulas mamárias e tudo vai depender da localização delas, podendo ser feito a remoção unilateral total ou parcial.

A quimioterapia é recomendada quando a cirurgia não é indicada ou há suspeitas de que ainda existem células do câncer no organismo do animal. Também existe a radioterapia que é uma tecnologia mais recente na oncologia veterinária e oferecida em poucas cidades.

Por: Nilva Carneiro – VET HOME CARE
Clinica Veterinária e Atendimento Domiciliar
Av. Sagrado Coração de Maria,N°315
CONTATO: (49) 99938.1246 – 9805.6649 – 98433.1541

*Coluna ‘Cuidados com Pets’, publicada no Jornal O Celeiro, Edição 1801 de 19 de outubro de 2023.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui