O título de ‘Celeiro Catarinense’, não é por acaso. Campos Novos é o município de Santa Catarina com maior movimentação econômica do agronegócio. Segundo a pesquisa Produção Agrícola Municipal (PAM) divulgada pelo IBGE, a cidade fechou 2022 com faturamento de R$ 992,7 milhões no agronegócio e crescimento de 43,9% frente a 2021, quando também foi a cidade destaque do agro no estado.
Gigante em território e planícies férteis, Campos Novos conta com uma área agricultável próxima a 80 mil hectares – destes 62 mil hectares foram destinados à soja na safra 2022/2023 e 14 mil hectares para milho -. Estes cereais no verão são os destaques do município, com produção média acima de 60 sacos/ha na soja e 150 sacos/60kg de milho por hectare.
Maior produtor de sementes de soja do estado, Campos Novos conta com seis empresas multiplicadoras, entre cooperativas e empresas privadas, que produzem sementes de alta qualidade devido as condições de clima, altitude e compromisso dos agricultores.
Primeira cooperativa de Campos Novos, fundada em 1970 por 100 agropecuaristas, a Copercampos é a grande produtora de sementes da cidade. Com produção de mais de 1,8 mil sacos/40kg de sementes de soja, a cooperativa leva o nome do município para todo o Brasil e exterior. Somente no município, 28 mil hectares dos associados da Copercampos foram destinados a multiplicação sementeira de soja na safra 22/23.
O agro faz a economia camponovense girar e a Copercampos é o coração deste setor, pois conta com diversas atividades no município, como por exemplo, produção de grãos e sementes, rações, suínos, ovos férteis, geração de energia, estação de pesquisa agrícola, posto de combustíveis, supermercados, restaurante, lojas agropecuárias e Atacarejo. Na cidade, a Copercampos conta com 22 unidades e mais de 1.150 funcionários.
“A Copercampos é a cooperativa de Campos Novos que cresceu para atender as necessidades dos agricultores. Temos uma importante contribuição social e econômica para a cidade, sendo responsável por mais de 20% do movimento econômico geral do município, além de termos um número considerável de funcionários aqui e também de unidades que dão suporte aos agricultores de nosso município. Campos Novos é agro, não existiria sem o agro e o povo camponovense sabe da relevância deste setor para nossa cidade”, ressalta o Diretor Presidente Luiz Carlos Chiocca.
Filiais da Copercampos
- Filial 01 (Matriz);
- Filial 06 (Supermercado);
- Filial 09 (Posto de Combustíveis)
- Filial 21 (Indústria de Rações)
- Filial 23 (Loja Agropecuária)
- Filial 28 (Atacarejo)
- Filial 33 (Campo Demonstrativo)
- Filial 34 (Administração Geral)
- Filial 35 (UBS Bairro Aparecida)
- Filial 38 (Granja de suínos Ibicuí)
- Filial 40 (Armazém de grãos Encruzilhada)
- Filial 41 (Granja de suínos Floresta)
uFilial 47 (UBS Trevo Sul) - Filial 50 (Granja de suínos dos Pinheiros)
- Filial 51 (Armazém de grãos)
- Filial 60 (Centro de Distribuição Supermercados)
- Filial 64 (Transportes)
- Filial 71 (UBS e armazém de grãos BR 470)
- Filial 72 (Centro de Distribuição Lojas)
- Filial 75 (Restaurante)
- Filial 90 (Granja de suínos dos Pinheiros 2)
- Filial 103 (Núcleo de Ovos Férteis)
*Reportagem publicada no Caderno Especial Celeiro do Agronegócio 2023 – Edição 3