Nesse ano de 2024, o município de Campos Novos, conhecido como “Celeiro Catarinense” completa seus 143 anos de história no dia 30 de março. A cidade é referência no estado na produção de grãos e no agronegócio, além de ter um grande número de empresas e cooperativas locais, gerando altos índices de arrecadação pelo Poder Público, sendo considerado um município “rico”.
Mas, contudo, observa-se que mesmo com a grande quantia de recursos a disposição, ainda a muito a ser feito, e uma das principais questões que ressoam, como esse dinheiro deve ser administrado para que gere ainda mais desenvolvimento e principalmente, mais bem estar a população camponovense.
Pensando nisso, nesse ano em que teremos novas eleições para a escolha de chefes do Poder Executivo e de representantes do Legislativo, o jornal O Celeiro, trouxe uma novidade, uma série de entrevistas com autoridades políticas, que já fizeram parte do cenário politico de Campos Novos, estão fazendo e que podem vir a fazer parte futuramente. Com o objetivo de saber a opinião dessas personalidades sobre o que é necessário para o futuro e progresso da cidade.

As entrevistas serão realizadas semanalmente, já nessa edição, trazemos nossa primeira entrevista sobre o tema, com Dirceu José Kaiper (Pé), o qual respondeu nossa série de oito perguntas que foram criadas por nossa equipe relacionadas sobre o tema.
Destacamos que todos os participantes irão responder as mesmas perguntas.
ENTREVISTAS
- Prestes a completar 142 anos, você acredita que Campos Novos evoluiu? Qual setor você acredita que teve a maior evolução?
Dirceu José Kaiper (Pé): Sim, evoluiu muito nesses últimos anos, houve um crescimento considerável no agronegócio, indústria, comércio, infraestrutura do município, investimentos na saúde, no hospital, na área habitacional e na construção civil. O setor que houve maior evolução e crescimento foi o agronegócio, sendo Campos Novos o celeiro catarinense de grãos e referência para o cooperativismo para todo o Brasil.
- Avaliando as administrações anteriores e prefeitos, cite projetos que na sua opinião fizeram a diferença.
Sim, tivemos projetos importantes nos últimos anos, construção de conjuntos habitacionais, investimentos consideráveis na área da saúde, construção da Biblioteca Pública municipal, Construção auditório na casa da cultura, investimentos na área da educação, como cursos técnicos e profissionalizantes e investimentos estruturais e mobilidade urbana, entre outros.
- Campos Novos tem grande potencial o AGRONEGÓCIO, na sua opinião, a Administração Municipal tem focado em investimentos nesse setor? Quais são os avanços ou investimentos ainda necessários?
Sendo o agronegócio a principal economia do município, cada gestor vinha e vem administrando da sua forma, fazendo os investimentos assim planejados na sua gestão. Acredito que o poder público tem o dever e obrigação, de dar todo o suporte necessário para o pequeno, grande e médio produtor do nosso município, com infraestrutura de estradas rurais de qualidade, e acessos as propriedades também buscando sempre aprimorar ainda mais a segurança para as propriedades rurais, também devemos fortalecer as famílias do meio rural, buscando alternativas de incentivos através de cursos técnicos e profissionalizantes para contribuir com a sucessão familiar nas propriedades.
- Quais setores você considera os mais FORTES de Campos Novos e o que seria necessário para fortalecer ainda mais?
Considero vários setores, agronegócios, construção civil, industriais metalúrgicas e industrias de automação, setores de hotelaria, supermercados e restaurantes, setor mecânico, também não podemos esquecer das revendas de maquinas agrícolas, automóveis e comercio em geral. O poder público vem fazendo a sua parte, agindo assim fortalecendo cada vez mais a economia do nosso município.
- Qual setor você considera o mais FRACO e que necessita de INVESTIMENTO URGENTE? o que seria necessário para alavancar este setor?
Um setor que sempre precisa de investimentos e é o gargalo para todo administrador público é o setor da Saúde, vejo que hoje Campos Novos, já comporta estudos e busca de recursos estaduais e federais para a construção de um novo modelo hospitalar, bem como investimentos em UPAs, e também trazer especialidades médicas para o município.
- O que você sente que funciona em Campos Novos? E o que não funciona?
O que funciona? O Saneamento básico em Campos Novos é modelo e referência para o Brasil, considero um ponto muito positivo de nosso município. O que não funciona? Precisamos de um planejamento orçamentário, que atenda as demandas de todos os setores da administração pública do município, quem tem o melhor planejamento, executa e assim o município prospera.
- Além do AGRONEGÓCIO, que é o principal, quais outros ramos você acha que merecia mais incentivo? O turismo, cultura e lazer por exemplo, são áreas que poderiam ser mais exploradas?
Sim é o agronegócio. Fomentar o turismo (religioso, cultural, esportivo, ecoturismo, shows e eventos) e buscar incentivos e investimentos público/privado, é uma forma de movimentar economicamente e colaborar com geração de emprego e renda, incentivando a hotelaria, restaurantes e todo o comercio local.
- O município tem um grande número de arrecadação, como acha que o Poder Público deveria aplicar uma forma melhor para garantir o bem-estar da população?
Penso que é necessário elaborar um planejamento estratégico para gerir esta arrecadação, elaborar projetos dentro das necessidades do nosso município, buscar recursos através de projetos bem elaborados, e fazer com que a equipe siga um propósito planejado, sempre fiscalizando o destino do dinheiro público. Investimentos e projetos em saúde, educação, habitação são sempre necessários e vem de encontro a atenção básica, que é dever do poder público.
*Reportagem publicada na Edição 1812 de 18 de janeiro de 2024.


