rimeiramente, qual o significado dessa palavra? Substantivo feminino. Qualidade daquele que não falta a uma tarefa, a um dever, assiduidade, frequência, persistência, insistência, obstinação.
E o quanto ela importa em nossa vida?
Vejamos: De acordo com um estudo feito pelo aplicativo Strava, muito utilizado por quem pratica atividades físicas, já em meados de janeiro, especificamente no dia 19/01, o qual é conhecido como “Quitter´s Day’ (Dia da Desistência) cerca de 80% das pessoas já desistiram das suas metas estipuladas para o ano novo. Convenhamos que o mês de janeiro é longo, mas mesmo assim, em menos de um mês a maioria já desiste.
Metas estas traçadas com tanto entusiasmo e empolgação, como promessas de uma vida nova com novos hábitos, mas que acabam se perdendo já em um curto período de tempo e um dos principais motivos para que isso aconteça é justamente a falta de CONSTÂNCIA.
É natural que nós seres humanos, tenhamos dias em que estamos mais animados ou mais presunçosos, mas lutar contra nós mesmos, encarando nossos próprios desafios, faz com que nossos objetivos possam ser alcançados.
Ou seja, a importância da CONSTÂNCIA, está em sua capacidade de nos manter focados, mantendo também um equilíbrio e promovendo assim um dos melhores sentimentos que podemos ter, o de satisfação em nossa vida.
Como ter constância?
De acordo com especialistas, algumas dicas são:
- Estabelecer metas claras e alcançáveis de nossos objetivos;
- Criar rotina e estabelecer prioridades;
- Procure manter-se firme, com foco, evitando distrações;
- Cuide da sua saúde mental;
- Faça atividades que gosta;
- Celebre suas grandes e pequenas conquistas:
Por: Lilian de Lima Ferreira, Jornalista
*Editorial publicado no Jornal O Celeiro, Edição 1815 de 08 de fevereiro de 2024.