O Que Campos Novos Precisa? – Darcy Rodrigo Pedroso

Segue nesta edição a série de entrevistas com o tema: “O que Campos Novos precisa”?
A entrevista é formada por oito perguntas, com o objetivo de saber a opinião dessas personalidades sobre o que é necessário para o progresso da cidade.

Darcy Rodrigo Pedroso

O Entrevistado da semana é Darcy Rodrigo Pedroso.

  • Jornal O Celeiro: Prestes a completar 143 anos, você acredita que Campos Novos evoluiu? Qual setor você acredita que teve a maior evolução?
Darcy Rodrigo Pedroso: Campos Novos evoluiu! Tanto no setor privado quanto no setor público. Onde se destaca o Agronegócio pela evolução tecnológica e investimentos. Também se destaca o comércio pelo empenho e superação mesmo em tempos difíceis, onde a venda pela internet tem crescido cada vez mais em diversos segmentos, mas o comércio ainda representa um setor de confiabilidade e respeito pelos seus clientes e vem se mantendo em pé em nosso município.
  • O Celeiro: Avaliando as administrações anteriores e prefeitos, cite projetos que na sua opinião fizeram a diferença.
Pedroso: Vejo que cada administração fez o que achava e acha essencial para o momento, mas isso é do entendimento de cada administrador e sua equipe. Ressalto prefeitos como Athos, Romildo, Vilibaldo, Nelson Cruz e assim como vários do MDB que sempre deixaram a sua marca através de projetos habitacionais, creches, escolas, postos de saúde, praças, maquinários, e sempre zelando pela infraestrutura tanto na cidade como no interior.
  • O Celeiro: Campos Novos tem grande potencial o AGRONEGÓCIO, na sua opinião, a Administração Municipal tem focado em investimentos nesse setor? Quais são os avanços ou investimentos ainda necessários?
Pedroso: O Agronegócio se concretiza do pequeno ao grande produtor. Neste setor precisamos priorizar estradas com boa qualidade o ano inteiro. Realizar projetos para o pequeno e médio produtor poderem fomentar cada vez mais a sua renda juntamente com sua família lá na sua propriedade. Algo que está distante da nossa realidade atual.
  • O Celeiro: Quais setores você considera os mais FORTES de Campos Novos e o que seria necessário para fortalecer ainda mais?
Pedroso: Voltamos ao Agronegócio pela sua produção e faturamento. E ao Cooperativismo, base forte de nosso município. Onde é necessário principalmente na questão de melhorias de estradas. O Comércio também precisa de um olhar diferenciado. Necessitando de oportunidade de cursos e qualificação profissional aos seus colaboradores, desde os jovens no seu primeiro emprego como também aos que já estão empregados, mas com vontade de aperfeiçoamento em suas atividades de atendimento, vendas, etc. Gerando assim melhores negócios, bom atendimento, vendas seguras, e de maior rentabilidade para colaborador e empresa.
  • O Celeiro: Qual setor você considera o mais FRACO e que necessita de INVESTIMENTO URGENTE? o que seria necessário para alavancar este setor?
Pedroso: EMPRESARIAL, pois vejo a necessidade de pelo menos 2 (duas) novas empresas de médio porte a grande porte para que pudessem empregar algo em torno de 500 (quinhentos) colaboradores cada. Com salários justos e outros benefícios. Tenho certeza que isso fomentará ainda mais o nosso comércio local, trazendo melhorias e maiores rendimentos a economia do município onde movimentaria mais as lojas, restaurantes, academias, sorveterias, setor automobilístico, educação, saúde, bem estar, lazer em geral. Consequentemente gerando novos empregos também para nossa juventude e demais desempregados. Hoje para isso acontecer é necessário pensar em benefícios fiscais e agilidade na burocracia para atrair novas empresas pra cá. Temos ótima localização territorial, climática e gente hospitaleira para acolhermos até mesmo novos segmentos em Campos Novos. Um aeroporto ajudaria muito a trazer investimentos e novas empresas, claro que é algo que depende de grande investimento, mas uma hora ou outra terá que acontecer para que nosso progresso saia dos sonhos e do papel. TURISMO – esse setor precisa de desenvolvimento. Somos o Berço do Tropeirismo, então porque não procurar parcerias para alavancar ideias e criar opções para que o turismo se torne realmente atrativo com cultura, gastronomia, artesanato e outros. Monumentos referente ao Tropeirismo e muitas outras ideias relacionadas ao assunto. Está na hora de promover turismo para todos, tanto para nosso povo camponovense como para visitantes que terão uma nova visão de nossa terra, que é tão rica em histórias e fatos. Também gerar renda com turismo e agregar na vida de nosso povo o orgulho pelas nossas riquezas naturais e de tradição.
  • Jornal O Celeiro: O que você sente que funciona em Campos Novos? E o que não funciona?
Pedroso: Funciona: Saneamento Básico funciona muito bem e desde muitos anos atrás já, tanto que já fomos citados como referência nacional em uma emissora de tv. Temos alguns setores públicos em evolução, mas que ainda precisam de melhorias. UTI -resultado do esforço de várias pessoas como Verba Federal, Verba Estadual, Executivo e Câmara de Vereadores. Vejo como grande evolução e isso mostra que a força política de todos os partidos pode fazer a diferença em uma cidade. Pontos fracos: Déficit Habitacional-precisamos de projetos para sanar essa dificuldade enorme. Muita gente sem moradia ou em situação extrema de vulnerabilidade onde compromete a integralidade social, a saúde e vivem com falta de qualidade de vida. Segurança pública- a falta de efetivo tem sido grande problema para a polícia que mesmo com poucos policiais tem feito o seu melhor. Infraestrutura- precisamos melhorar muito através de pavimentação asfáltica. E principalmente na manutenção de ruas na cidade, estradas no interior, escolas, creches, ginásios, postos de saúde, iluminação pública entre outros. Precisamos focar nos problemas existentes de hoje para depois falar em obras futuras a longo prazo. Entulho- o recolhimento de entulhos tem sido um problema grande nos últimos meses, tem que procurar parcerias, quem sabe terceirizando neste momento para que pudesse este assunto ser resolvido e tão logo se fazer estudos para que seja encontrado maneiras mais sadias e de responsabilidade ambiental buscando junto com a população conscientização do assunto e melhorias para todos. Cães na rua- cada vez mais preocupante e de descontrole de órgãos públicos ou ongs, precisamos planos de castração em massa e também conscientização da população no assunto. A cidade está cheia e já dão espaços em locais aos quais não se deveriam recolher animais. Pois também se trata de um de saúde da população.
  • O Celeiro: Além do AGRONEGÓCIO, que é o principal, quais outros ramos você acha que merecia mais incentivo? O turismo, cultura e lazer por exemplo, são áreas que poderiam ser mais exploradas?
Pedroso: vejo o Turismo em  grande atraso ainda, tem  dificuldades, pois requer investimentos. Porém, tem um potencial a ser explorado gigantesco.
Necessário a construção de um parque municipal  e incentivo também para propriedades particulares se interessarem em investir no turismo, necessário conhecimento e treinamento para o que o turismo aconteça para todos. Trazendo lazer ao nosso povo e a aqueles que nos visitarem.Gerando renda , alegrias e histórias.
  • O Celeiro: O município tem um grande número de arrecadação, como acha que o Poder Público deveria aplicar uma forma melhor para garantir o bem-estar da população?
Pedroso: Devemos focar nas prioridades como saúde, educação, social, obras, agricultura, enfim , todas as secretarias precisam fazer uma avaliação e ver o que  é realmente o melhor para o nosso povo, o que impacta no dia a dia do cidadão.
Vejo grande capacidade e necessidade de economizar  em algumas situações . Gastar menos em consultorias, pesquisas de satisfação,  até porque entendo que isso está aos olhos do cidadão.
Reforma administrativa , revendo cargos que não tem tanta necessidade, investimentos em mídias e tantas outras situações.
*Reportagem publicada no Jornal O Celeiro, Edição 1816 de 15 de fevereiro de 2024.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui