Páscoa, sinônimo de renascimento

A palavra Páscoa, vem do hebraico Pessach e significa passagem.

Para os judeus: De forma resumida, ela representa a travessia pelo mar vermelho, quando o povo liderado por Moisés, foi liberto da escravidão do Egito para a liberdade na Terra Prometida, como está escrito no livro de Êxito na Bíblia Sagrada, sendo a Páscoa então, uma festa instituída por Deus como um memorial de que um dia foram escravos e que alcançaram a tão sonhada liberdade.

Já para os cristãos: É uma das celebrações mais importantes, pois marca a ressureição de Jesus Cristo. O que significa que a morte de Cristo na cruz, representa o fim dos sofrimentos e a vitória sobre a morte e o pecado. A sua ressurreição simboliza o início de uma vida nova, baseada na vontade de Deus.

A sua ressureição ocorreu no terceiro dia, no domingo de Páscoa, de acordo com a história bíblica, foi crucificado na sexta-feira santa, também uma data muito respeitada pelos cristãos, em que muitos rituais e tradições são realizados nesse dia, que variam de acordo com a cultura local, como missas especiais e jejum de carne vermelha para os fiéis da igreja católica.

Mas, nos últimos anos, a Páscoa, tem perdido suas características originais, tornando-se apenas uma data comercial, sendo associada a coelhos e ovos de chocolate, vendo a data como uma oportunidade de comercialização e lucro em massa.

A razão desses acontecimentos, está relacionado a muitos fatores, sendo um dos principais a influência da mídia, com publicidade e propagandas associando a data a chocolates e vendas. A troca de presentes ou como um mero feriado para descanso e lazer.

Mas deixamos aqui a lembrança de que a Páscoa ainda mantém o seu mesmo significado original e cabe a nós celebrarmos essa data tão importante de acordo com as nossas crenças e valores, muitos que já vem passando através de tradições antigas de família.
Essa data é uma oportunidade para uma revisão de nossos atos e de como estamos vivendo a nossa vida em geral, se necessário fazermos uma mudança, a ressureição da Páscoa, nos mostra que é possível a redenção e que sempre há uma segunda chance e uma nova oportunidade de recomeçarmos.

Em um país onde a maioria da população se denomina cristã, celebre a Páscoa! Resgate valores e tradições. E lembre-se Jesus Cristo deu novo significado à Páscoa. Ele trouxe a mensagem da salvação, amor, reconciliação entre o homem e Deus, esperança de uma vida melhor, que possamos nos inspirar e vivermos nos dias atuais com mais amor, carinho, respeito e harmonia para com nossos semelhantes.
FELIZ PÁSCOA!

Por: Lilian de Lima Ferreira, Jornalista

*Editorial publicado no Jornal O Celeiro, Edição 1822 de 28 de março de 2024.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui