CTG Porteira Camponovense: Tradição ligada às raízes

Entidade irá sediar a 2º etapa do 18º Festival Regional da Cultura Gaúcha.

O Centro de Tradição Gaúcha Porteira Camponovense, participou nos dias 23 e 24 de abril da 1º etapa do 18º Festival Regional da Cultura Gaúcha, realizado durante a 23º edição do Rodeio Crioulo e Artístico Nacional de Maravilha – SC, promovido pelo CTG Juca Ruivo.

Nesse ano, o tradicional Festival Regional da Cultura Gaúcha, será realizado em 4 etapas. A 1º ocorreu em Maravilha – SC, a 2º etapa será realizada em Campos Novos promovida pelo CTG Porteira Camponovense. Essa será segunda vez que o Festival será realizado no município, em 2019, o CTG sediou uma das etapas pela primeira vez em Campos Novos.

ESTADO

Participando do Festival desde 2018, durante esses 6 anos, a equipe coleciona diversos troféus. No ano de 2023, entre as etapas do festival e participação em rodeios, o CTG recebeu 51 prêmios. Ficando no pódio, em 3º lugar no estado, dentro do Festival.

O CTG Porteira Camponovense, conta com o apoio de empresas parceiras como a Enercan e Scherer do Brasil. Além de incentivo também pela prefeitura municipal através da Fundação Cultural e da Câmara de Vereadores com a destinação de emendas impositivas.

PRÊMIOS

Na 1º etapa do 18º Festival Regional da Cultura Gaúcha, os representantes camponovenses realizaram belíssimas apresentações e trouxeram resultados positivos e diversas premiações para o município.

Mais de 100 membros do CTG participaram do Festival, competindo em diversas modalidades como concurso de danças tradicionais nas categorias mirim, juvenil, adulta e veterana. Gaita: tecla e ponto. E também a “Mais prendada prenda” na categoria mirim.

Confira a colocação em algumas modalidades:

  • Grupo Mirim: 8º lugar Festival e 4º lugar Rodeio;
  • Grupo Juvenil: 1º lugar no Festival e no Rodeio;
  • Grupo Adulto: 6º lugar Festival;
  • Grupo Veterano: 7º lugar Festival;
  • Mais prendada prenda juvenil: 2º lugar – Vallentina Miguel;
  • Gaita ponto veterano: 1º lugar – Jairo Puhl;
  • Gaita tecla mirim: 3º lugar: José Otávio dos Santos;
  • Gaita tecla juvenil: 5º lugar: José Olivio dos Santos;
  • Gaita tecla veterano: 1º lugar – Jairo Puhl.

EVENTOS

Durante a realização da 2º etapa, o CTG irá inovar, premiando na modalidade dança, na categoria mirim, todos os participantes, como forma de incentivo e valorização.

Na data de 16 de novembro desse ano, também irá promover novamente o 21º Sarau da Prenda Jovem, após uma pausa devido a pandemia, o tradicional evento que é realizado em Campos Novos a cada dois anos, onde meninas de 14 a 17 anos podem participar e que nessa edição, será animado pelo cantor tradicionalista João Luiz Correa, já está com as inscrições abertas através das redes sociais.

Em conversa com a equipe do jornal O Celeiro, o patrão do CTG Porteira Camponovense Edinho Rosalen Lopes e o instrutor de dança e coordenador da 3º Região Tradicionalista do MT de Santa Catarina Loreno Lorensatto (Nito) comentaram sobre o importante trabalho social e de preservação da cultura gaúcha que é realizado.

O instrutor Nito destacou a importância dos CTGs para os fins sociais e de preservação da cultura “O CTG Porteira Camponovense tem um papel social muito importante, onde desenvolvemos diversas atividades de dança, declamação, canto muitas vezes com pessoas que não tem condições, trabalhamos bastante para dar suporte para que isso aconteça de forma gratuita, estamos de portas abertas para toda a comunidade sem restrições, podem participar dos ensaios que são realizados no Galpão Crioulo. Presamos o lado social, bem estar e principalmente a preservação dos valores da tradição e tudo isso iniciou em 1947, esse movimento motivado pela saudade da sua querência e pelos valores que estavam se perdendo, no período de uma ditadura e gostaria que a cada esquina tivesse um CTG, com uma filosofia de cuidar o que são os valores da tradição” afirmou

O patrão Edinho agradeceu a toda a patronagem, a todos os apoiadores e também destacou que CTG Porteira Camponovense está de portas abertas para receber toda a comunidade, de todas as idades.

Para realizar inscrição no 21º Sarau da Prenda Jovem, ou entrar em contato, acesse através das redes sociais: Facebook CTG Porteira Camponovense e Instagram @ctgporteiracamponovense.

*Reportagem publicada no Jornal O Celeiro, Edição 1823 de 04 de abril de 2024.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui