Pensando na sua segurança o Sicredi te explica como golpes financeiros acontecem e como aumentar a proteção dos seus dados.
Conquistar a independência financeira é uma das chaves para realizar sonhos. No entanto à medida que você se aproxima dos objetivos é importante ficar atento para não perder suas economias em um golpe financeiro. Com os avanços da tecnologia, a maioria das transações financeiras acontece pelo celular, desta maneira muitos golpes passam a utilizar deste meio para se aproveitar das situações. Segundo uma pesquisa da Mobile Time / Opnion Box, 75% dos brasileiros já sofreram pelo menos uma tentativa de golpe por telefone e 14% já foram vítimas de fraudadores.
Pensando na sua segurança, o Sicredi te explica como contatos golpistas acontecem e como aumentar a sua segurança e se proteger destes imprevistos.
Como o contato acontece
Geralmente contatos golpistas acontecem através de ligação ou envio de mensagens por redes sociais ou SMS. No caso de ligações, as vítimas são informadas de uma compra no cartão de crédito ou pix da qual não possuem conhecimento, da liberação de crédito não solicitado ou ainda de uma atualização nos dados cadastrais. Desta forma quem se passa por funcionário de uma instituição, tenta obter dados sigilosos, como número e senha do cartão ou ainda induzir a vítima a realizar uma transação financeira. Também é importante ficar alerta com números mascarados, já que existem meios de fazer com que números falsos fiquem iguais aos de instituições conhecidas.
No caso de golpes por redes sociais ou SMS, perfis ou números de telefone podem ser invadidos ou clonados, sendo que a vítima passa a receber mensagens com ofertas imperdíveis, buscando gerar senso de urgência. Este tipo de contato geralmente contém promoções com descontos prestes a se encerrar. Outra abordagem comum é a solicitação de dinheiro para uma emergência com mensagens do tipo: “Oi. Esse é meu novo número/perfil de telefone. Salva aí.”
Como se proteger
Para evitar cair em golpes é preciso colocar em prática medidas preventivas como criar senhas longas e fortes e nunca as compartilhar com ninguém, o mesmo vale para número de cartões e tokens de segurança. Outra mediada recomendada é não anotar estes dados no bloco de notas do celular. Além disso, é importante usar a autenticação de dois fatores em todos os aplicativos, esta medida reforça a segurança e dificulta ações golpistas.
Se ainda assim você receber uma mensagem ou ligação que gere dúvidas, desconsidere e desligue imediatamente. Lembre-se que o Sicredi, assim como as demais instituições financeiras, não entra em contato para solicitar informações pessoais, atualizar cadastro ou solicitar senhas e documentos. Caso fique inseguro com algum contato, você pode confiar no seu gerente de conta do Sicredi, entre em contato por meio do WhatsApp no número (51) 3358-4770, ou vá até a sua agência.
*INFO: ASCOM/SICREDI